Pular para o conteúdo principal
Natal com a família
- 24/25 de dezembro de 2016 -




Preparemo-nos: Deixe uma Bíblia aberta no texto do Evangelho que será lido. Ao redor dela, coloque panos, ou peças de roupas, que tenham as cores roxa, branca, verde e vermelha. Organize o grupo de forma confortável e próximas entre si. Faça este encontro na reunião da família que mais reúna a todos por ocasião do Natal (ceia de véspera, almoço do dia 25, ou em outro momento mais apropriado).

Estejamos unidos (Todos): O Espírito de Deus nos convoca. O Pai de Amor nos conduz. A presença do Menino Jesus nos inspira. Estejamos unidos para celebrar o nascimento do Salvador.

Cantemos: Noite feliz
Noite feliz, Noite feliz / Oh Jesus, Deus da luz
Quão afável é o teu coração / Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar / E a nós todos salvar

Partilhemos a Palavra (Leitura do Evangelho): Lucas 2.15-20
15 Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores combinaram entre si: “Vamos a Belém, ver esse acontecimento que o Senhor nos revelou”. 16 Foram então, às pressas, e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17 Tendo-o visto, contaram o que o anjo lhes anunciara sobre o menino. 18 E todos os que ouviam os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19 Maria, porém, conservava todos esses fatos, e meditava sobre eles em seu coração. 20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que haviam visto e ouvido, conforme o anjo lhes tinha anunciado.

Cantemos: Bate o sino
Bate o sino pequenino, sino de Belém
Já nasceu o Deus menino para o nosso bem
Paz na Terra pede o sino, alegre a cantar
Abençoe, Deus menino, este nosso lar.

Falemos: As cores em torno da Bíblia nos apontam sentimentos. Vamos partilhá-los?
1. Verde: Cor que nos traz a lembrança do crescimento. O que podemos oferecer ao Menino Jesus que nos lembre a necessidade de crescimento? O que neste ano nos lembrou isso?
2. Branco: Com o branco, proclamamos alegria. Partilhe com todos o que de alegre ocorreu? O que você espera com alegria?
3. Roxo: Com a motivação da expectativa, fale do que ocorreu que te trouxe esse sentimento. O que te traz expectativa para o próximo ano?
4. Vermelho: O vermelho, para a Igreja, representa o poder do Espírito Santo. Como ele esteve com você neste ano? O que você espera desse poder no futuro?

 Oremos o Pai-Nosso: Oremos, juntos/as, a oração que Jesus nos ensinou.
Pai-Nosso que estás no céu. Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.
Seja feita a tua vontade, assim na Terra, como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Cantemos: Então é Natal
Então é Natal, e o que você fez? / O ano termina, e nasce outra vez
Então é Natal, a festa Cristã / Do velho e do novo, do amor como um todo
Então bom Natal, e um ano-novo também
Que seja feliz quem souber o que é o bem

Que Deus nos abençoe: (alguém faz a leitura, todos os outros falam olhando para alguém):
“Que o Senhor te abençoe e te guarde
Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti
E tenha misericórdia de ti.
Que o Senhor sobre ti levante o rosto
E te dê a paz.”


Ofereçamos nosso abraço de paz. FELIZ NATAL!

Imagem: autor desconhecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr