Pular para o conteúdo principal
Natal com a família
- 24/25 de dezembro de 2016 -




Preparemo-nos: Deixe uma Bíblia aberta no texto do Evangelho que será lido. Ao redor dela, coloque panos, ou peças de roupas, que tenham as cores roxa, branca, verde e vermelha. Organize o grupo de forma confortável e próximas entre si. Faça este encontro na reunião da família que mais reúna a todos por ocasião do Natal (ceia de véspera, almoço do dia 25, ou em outro momento mais apropriado).

Estejamos unidos (Todos): O Espírito de Deus nos convoca. O Pai de Amor nos conduz. A presença do Menino Jesus nos inspira. Estejamos unidos para celebrar o nascimento do Salvador.

Cantemos: Noite feliz
Noite feliz, Noite feliz / Oh Jesus, Deus da luz
Quão afável é o teu coração / Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar / E a nós todos salvar

Partilhemos a Palavra (Leitura do Evangelho): Lucas 2.15-20
15 Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores combinaram entre si: “Vamos a Belém, ver esse acontecimento que o Senhor nos revelou”. 16 Foram então, às pressas, e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17 Tendo-o visto, contaram o que o anjo lhes anunciara sobre o menino. 18 E todos os que ouviam os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19 Maria, porém, conservava todos esses fatos, e meditava sobre eles em seu coração. 20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que haviam visto e ouvido, conforme o anjo lhes tinha anunciado.

Cantemos: Bate o sino
Bate o sino pequenino, sino de Belém
Já nasceu o Deus menino para o nosso bem
Paz na Terra pede o sino, alegre a cantar
Abençoe, Deus menino, este nosso lar.

Falemos: As cores em torno da Bíblia nos apontam sentimentos. Vamos partilhá-los?
1. Verde: Cor que nos traz a lembrança do crescimento. O que podemos oferecer ao Menino Jesus que nos lembre a necessidade de crescimento? O que neste ano nos lembrou isso?
2. Branco: Com o branco, proclamamos alegria. Partilhe com todos o que de alegre ocorreu? O que você espera com alegria?
3. Roxo: Com a motivação da expectativa, fale do que ocorreu que te trouxe esse sentimento. O que te traz expectativa para o próximo ano?
4. Vermelho: O vermelho, para a Igreja, representa o poder do Espírito Santo. Como ele esteve com você neste ano? O que você espera desse poder no futuro?

 Oremos o Pai-Nosso: Oremos, juntos/as, a oração que Jesus nos ensinou.
Pai-Nosso que estás no céu. Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.
Seja feita a tua vontade, assim na Terra, como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Cantemos: Então é Natal
Então é Natal, e o que você fez? / O ano termina, e nasce outra vez
Então é Natal, a festa Cristã / Do velho e do novo, do amor como um todo
Então bom Natal, e um ano-novo também
Que seja feliz quem souber o que é o bem

Que Deus nos abençoe: (alguém faz a leitura, todos os outros falam olhando para alguém):
“Que o Senhor te abençoe e te guarde
Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti
E tenha misericórdia de ti.
Que o Senhor sobre ti levante o rosto
E te dê a paz.”


Ofereçamos nosso abraço de paz. FELIZ NATAL!

Imagem: autor desconhecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona...
A TOGA ECLESIÁSTICA Rev. Andrés Ayala*  “Que os teus sacerdotes façam sempre o que é certo! Que os teus servos fiéis gritem de alegria!” (Salmos 132.9) A toga é uma veste associada à função de ensino e de jurisprudência em questões espirituais, atribuídas ao pastor. A toga eclesiástica é de uso antigo da igreja e muito utilizada na tradição reformada. Sempre na cor preta, com distintivos conforme o grau acadêmico de quem usa, a toga é constantemente associada ao uso docente, com tipete e capelo. Na liturgia, ela também é designada como veste específica para o pregador. A toga eclesiástica também é utilizada para ocasiões acadêmicas como colação de grau em teologia, ou quando o pastor oficia um culto de colação de grau para qualquer outro curso. A toga não é uma veste sacerdotal. No entendimento da Reforma, sacerdotes somos todos os cristãos pelo batismo. É por isso que,desde o início, os ministros evangélicos deixaram o uso das vestes sacerdotais: talar, estola...

4º Domingo do Advento 2024

O quarto domingo do Advento em 2024 será no 22 de dezembro . As leituras recomendadas para culto público e devoções familiares são: Salmo 145.8-13 Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino e relatarão o teu poder, para que façam saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações. Epístola 1 Coríntios 4.1-3 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Evangelho Lucas 3.1-6 E, no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos gove...