Pular para o conteúdo principal

O calendário litúrgico*


Tempos e cores litúrgicas**
Rev. Sandro Xavier***

Ao longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações.

O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros.

As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direcionamento bíblico e com a observação do calendário eclesiástico.

Outra base de leitura que também foi preparada para orientar o povo de Deus no contato com as Sagradas Escrituras preenche os outros dias da semana. Os ciclos, nesse caso, são divididos em anos pares e ímpares, contemplando toda a semana e também considerando uma unidade, sempre que possível, com as leituras dominicais, especialmente em festas marcantes como Páscoa, Natal e Pentecostes.

A ideia de conceber um calendário com as leituras que orientem para a vivência de um ano baseado na fé cristã, e que pudesse unir os fiéis em todo o mundo nas mais variadas denominações – ainda que se considerem diferenças básicas –, vem da atitude milenar da sinagoga de fixar leituras do Antigo Testamento que apontem para as festas judaicas. Dessa forma, o povo cristão se viu no dever de trazer esse direcionamento para a cristandade, unindo os crentes em torno da Palavra de Deus e baseando sua vida nela.

É bom salientar que a Família Reformada, em todo o mundo, comemora datas que para nós podem parecer estranhas. Todavia, seu espírito se encontra dentro da compreensão bíblica e das orientações de Jesus Cristo. Dessa forma, no calendário, há leituras para dias especiais, como Apresentação do Senhor, Unidade dos Cristãos, Todos os Santos (1º de novembro), entre outros.

O calendário tem algumas variações, que sofreram uma série de atualizações. Elas buscaram ajustar necessidades e críticas, como a falta de encaixe entre as leituras do Antigo Testamento e as do Novo Testamento, o que também gerou a criação dos ciclos A, B e C, assim como outras mudanças feitas para contemplar certas observações.

A utilização do Calendário Litúrgico serve para manter a igreja unida no tocante ao que vai celebrar, quais serão os temas partilhados nos seus púlpitos e as festas cristãs que devem ser lembradas.

A observação de seus textos propicia que um grupo de igrejas, mais comumente um presbitério, na tradição presbiteriana, consiga manter a unidade na reflexão da Palavra de Deus. Dessa forma, membros de igrejas distintas estariam em consonância com a mensagem bíblica, mesmo em comunidades diferentes.


(*) Trecho do livro A Liturgia Reformada: história, momentos no culto e inovações, que está prestes a ser lançado e terá divulgadas suas formas para adquirir.
(**) O autor da imagem é desconhecido.
(***) Sandro Xavier é administrador de Calendário Litúrgico - Liturgia Reformada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr