Pular para o conteúdo principal
Natal com a família
- 24/25 de dezembro de 2017 -




Preparação: 1. Bíblia aberta na passagem do Evangelho que será lida; 2. Uma vela branca; 3. Se houver pano, dê preferência às cores branca ou amarelo-ouro; e 4. Flores vivas. Faça este encontro no momento em que a família se reúna para celebrar o Natal.

Convite: Jesus é uma promessa de Deus para que tenhamos lições para uma vida melhor para toda a humanidade. O nascimento do menino Jesus é a renovação da esperança para cada um de nós. Vamos comemorar esse presente de Deus entre nós.

Música: Anunciação
A voz do anjo sussurrou no meu ouvido / Eu não duvido já escuto os teus sinais
Que tu virias numa manhã de domingo / Eu te anuncio nos sinos das catedrais
Tu vens, tu vens. Eu já escuto os teus sinais. (2x)



Para acender a vela: Acendo essa vela como maneira de lembrar que a Palavra de Deus ilumina nosso caminho. Por sua leitura, ouvimos a voz de Deus e entendemos, pela orientação do seu Santo Espírito, o que ele nos tem a mostrar para hoje e para o nosso caminho aqui e em todo o mundo.

Partilhemos a Palavra (Leitura do Evangelho): Lucas 2.1-7
Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.”

Música: Noite feliz
Noite feliz! Noite feliz! Oh Senhor, Deus de amor,
Pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa Jesus, nosso bem.
Dorme em paz, ó Jesus. Dorme em paz, ó Jesus

Motivação: Jesus nasce em meio a símbolos de simplicidade. Em vez de uma cama cara, deitou-se em uma manjedoura. No lugar de um quarto de maternidade luxuoso, estava numa estrebaria. Ao seu redor, animais acompanhavam sua chegada a este mundo. Que lição essa simplicidade nos traz neste tempo de desperdício por parte de muitos?

Cantemos: Não há amor maior
Para mostrarmos nosso amor, nossa amizade,
Proclamemos de verdade o sentido da canção:
Temos um Pai que a todos ama ternamente
E ao irmão carente estendamos nossa mão.

Oração do Senhor:
Pai Nosso que estás no céu. Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.
Seja feita a tua vontade, assim na Terra, como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
E perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Bênção mútua: (uma pessoa faz a leitura, as outra repetem olhando para alguém escolhido):
“Que o Senhor te abençoe e te guarde
Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti
E tenha misericórdia de ti.
Que o Senhor sobre ti levante o rosto
E te dê a paz.”

Abraço da paz: Ofereça seu abraço de paz e de feliz Natal a todos!

//www.facebook.com/calendarioliturgicoreformado/
Rev. Sandro Xavier (revsandro@yahoo.de)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr