quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 2º DOMINGO DE ADVENTO

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 2º DOMINGO DE ADVENTO, 10 DE DEZEMBRO DE 2017, ANO B, COR LITÚRGICA: ROXA.

Antigo Testamento: Isaias 40.1-11
Salmo 85.1-2, 8-13
Epístola: 2 Pedro 3.8-15a
Evangelho: Marcos 1.1-8



"EU ENVIAREI O MEU MENSAGEIRO ADIANTE DE VOCÊ" (*)

"Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus" (João 1.6). A figura profética de João Batista dá à celebração do Advento um significado penitencial. No deserto, João pregava o batismo de arrependimento para preparar um povo bem disposto para o Senhor. João não era um profeta popular, sua voz não era melodia para adoçar os ouvidos, mas um grito para quebrar o coração.Nele, a esperança do Messias se torna um anúncio de sua chegada.
Ao ouvir a proclamação de João, nós também devemos preparar a vinda do Senhor conformando as nossas vidas à santidade do Filho de Deus. Justiça e misericórdia são os caminhos do Senhor que João Batista veio anunciar. "O povo perguntava: — O que devemos fazer? Ele respondia: — Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tiver comida reparta com quem não tem." (Lucas 3.10-11)
Pela fé, os crentes já vivemos na eternidade juntamente com Cristo. Com Cristo reinamos, mas também clamamos pela redenção final de toda a criação. Que a luz da palavra do precursor nos mostre a presença do Cordeiro imolado, a quem os redimidos cantamos, em torno de seu trono, um cântico novo.

"Vox clamantis in deserto parate viam Domini rectas facite semitas eius"

(*) Rev. Andrés Omar Ayala
Twitter: @andres_rdr

Nenhum comentário:

Postar um comentário