Pular para o conteúdo principal

ADVENTO: TEMPO DE PLENO DE ESPERANÇA



Rev. Márcio Retamero(*)




“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo. O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai.” (Marcos 13.35-37)


Foi assim que Jesus terminou seu “Sermão Profético”, conforme registrado no Evangelho segundo São Marcos. Estavam no Monte das Oliveiras, defronte ao Templo, assentado com Pedro, Tiago, João e André, os filhos do “trovão”. Partiu deles a pergunta urgente: “Dize-nos quando sucederão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para cumprir-se” (Marcos 13.4). Ele respondeu citando alguns sinais já sabidos por aqueles que conheciam o gênero literário e as palavras do que chamamos de “apocalipsismo judaico”. Nada de novo, senão, o final, importantíssimo da parábola chamada “da figueira”. Ninguém, senão o Pai, sabe quando ocorrerão tais coisas, nem os anjos, nem o Filho o sabem. Portanto, “Vigiai” (agrhypneite: sair do sono).

Já nos encontramos exatamente no meio deste Tempo chamado Advento: Tempo de espera daquele que vem; Tempo de Sobriedade e de Vigilância; mas, igualmente, tempo de Lembrança e de reviver o Natal do Senhor Jesus. Vejam a sabedoria da Igreja: ela nos convida a todos, neste Tempo de “escuta”, de reflexão sincera e forte, não apenas a olhar para trás, para o já seguro, para o já acontecido, ou seja, Deus se Encarnou, O Verbo se Fez Carne e entre nós habitou: Emanuel, Deus que caminha Conosco veio, contudo, voltará! Logo, a Igreja nos convida a um duplo movimento que o olhar pode captar: ao passado para relembrar o que Ele fez, o que Ele falou, o que Ele nos proclamou enquanto sua tenda estava armada entre nós, todavia, a olhar para a frente, para o porvir: Ele virá! Quando? Nem Ele o sabe, nos diz o Evangelho de Marcos, nem anjos sabem. Somente o Pai. Por isso, o convite muito sério: “saiam do sono!”

A Igreja, neste Tempo de Espera da Vinda do Kyrios, nos pede para cobrir de roxo o Ministro da Palavra que traz a Mensagem de Esperança; o mesmo roxo que cobre a Mesa da Comunhão e o Púlpito – terra santa, onde até mesmo anjos tremem pisar! – de onde se proclama tal mensagem que não nos convida ao medo do apocalipse, mas à vigilância sóbria e feliz esperança, posto que a mensagem da Igreja, “...o Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (Marcos 1.1) nos afirma: já veio e se completou nossa salvação! Ele, Jesus, o Kyrios, o Filho de Deus, já consumou a obra a nosso favor e a recebemos pela graça e pela fé que em nós operou eficazmente, de maneira que o medo não faz parte do nosso viver em fé e na fé em Cristo. O roxo não é para nos causar medo ou espanto, mas para nos lembrar a vigilância e a sobriedade.

Neste capítulo 13 do Evangelho de Marcos, a Igreja, representada pelos quatro mais íntimos do Senhor, também é convidada a subir ao Monte das Oliveiras, defronte ao Templo, para escutar/relembrar as palavras e ações do Salvador. Monte das Oliveiras e Templo, agora no sentido existencial: o monte das nossas vidas, o templo que somos nós, esse nós é cada um e cada uma, mas igualmente é o coletivo, a Igreja. Ele nos convida a sermos os porteiros (thyrôroi) deste edifício chamado vida humana: porteiros que, em meio às densas trevas de um mundo que está completamente mergulhado nelas (guerras, fome, inimizades, cerceamento de fronteiras e construções de muros, atentados terroristas, ameaças à vida de todo ser humano) e que sabem que tudo isso passará, proclamam a chegada do Senhor, a já ocorrida e a que está para vir (Parousia).

Porque sabemos que tudo passará, exceto Sua Palavra; porque sabemos que a obra já está consumada e a Páscoa, a Passagem da Morte para a Vida, ou melhor, a derrota da Morte já ocorreu, e que, todavia, estamos num hiato em meio à História que proclamamos essa Boa Nova, esse Evangelho. plenos de esperança (não é disso que o mundo tem fome, esperança, uma esperança que não engana, antes, nos mantém firmes em meio a tudo o que vivemos?). E o fazemos vigilantes, posto que devemos sair do sono (esta é a mensagem central do Advento!), o sono que nos traz torpor, sono que nos traz sonhos que são devaneios, sono que também nos traz pesadelos inúmeros que nos assolam a alma.

Sair do sono e estarmos acordados esperando o Senhor é mensagem que não aliena, antes, é mensagem que desperta, que nos desperta para a realidade que nos circunda e, no meio dessa roda viva chamada vida, proclamarmos a esperança de um novo Céu, de uma nova Terra, da possibilidade de alegria, paz e abundância: a Era Messiânica que já veio e não vivemos ainda suas promessas, ainda vivemos em meio ao deserto, porque o mundo ainda não ouviu, não cumpriu as ordenanças que Ele nos deixou. Por isso, a possibilidade de, na proclamação da Boa Nova, a Metanoia, a nossa, a da Igreja, a do mundo inteiro! Por isso não podemos dormir, somos os porteiros do edifício da humanidade, que esperam atentos e trabalhando Aquele que vem ao nosso encontro nos salvar de nós mesmos e de tudo o que somos nós – cada um, cada uma, até mesmo a Igreja –, somos capazes de produzir de mal e nos converter, girar o barco da existência para outro o rumo, o rumo por Ele apontado, para vivermos plenamente o tudo o que Ele mesmo nos prometeu, o Reino, que não está ali ou lá, mas aqui, em nós, na Igreja.

Cobertos com o roxo da sobriedade, proclamemos a Esperança, cheios dela! Ele veio, Ele vem! Olhemos para o Alto: está próxima a nossa libertação!


(*) Rev. Márcio Retamero colabora com Calendário Litúrgico - Liturgia Reformada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr