quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 4º DOMINGO DO ADVENTO

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 4º DOMINGO DO ADVENTO, 24 DE DEZEMBRO DE 2017, ANO B, COR LITÚRGICA: ROXA.

Antigo Testamento: 2 Samuel 7.1-11, 16
Antífona Lucas 1.47-55 ou Salmo 89.1-4, 19-26
Epístola: Romanos 16.25-27
Evangelho: Lucas 1.26-38


"NÃO TENHA MEDO MARIA" (*)

Embora os protestantes muitas vezes desejamos fechar os olhos para esta passagem bíblica, o fato é que Maria é uma parte essencial do plano redentor de Deus. Por meio de Maria, Jesus nasceu como descendente de seu "pai Davi para reinar sobre a casa de Jacó". No entanto, esse fato não implica que Maria fosse nem mais nem menos que humana, muito humana. E que a humanidade de Maria nos permite confessar com certeza a fé de que o nosso Redentor também é verdadeiro homem.
"Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus." (Gálatas 4.4-5)
O texto do Evangelho de hoje nos coloca em um determinado lugar, em um momento específico, e nos conta a experiência única de Maria, escolhida para ser a mãe do Salvador. No entanto, como o poeta Angelus Silesius escreveu uma vez: "Se Cristo nascesse mil vezes em Belém, e não em você, você permanecerá eternamente perdido". Como a mãe do Redentor, o anjo também nos diz: não tenha medo Angela, não tenha medo Andrés, não tenha medo Milena, não tenha medo Sandro ... o Filho de Deus nasceu para você e a luz dEle irá preencher você com a alegria da Salvação.

"Emmanuel, rex et legifer noster:
veni ad salvandum nos, Domine, Deus noster."

(*) Rev. Andrés Omar Ayala
Twitter: @andres_rdr

Nenhum comentário:

Postar um comentário