Pular para o conteúdo principal
ADVENTO – QUANDO IMBECIS APLAUDEM O OPRESSOR



Sereis perseguidos por causa do nome… (Marcos 13.1-8)


ADVENTO – O POVO IMBECIL APLAUDE SEUS OPRESSORES

Uma obra de arte é sempre maior que seu intérprete, já ouvimos isso. Ouvimos, também, que a obra de um bom autor é melhor que o melhor artigo escrito por qualquer crítico literário. Carlos Mesters diz que o assunto “apocalipsismo” merece essa analogia: os escritos são mais importantes que seus intérpretes. Agrada a ideia de Mircea Eliade: “Monstros e fenômenos sísmicos e climáticos povoam o passado mitológico da humanidade, onde elementos cósmicos catastróficos são evocados em situações extremamente críticas, através de uma linguagem reveladora, como a desorganização cósmica, universal, onde o poder sagrado se oculta”. O mundo entra em pânico. Nos mitos, uma forma de castigo — como o retorno ao caos (“khaos”) – vem sobre o universo, enquanto se identificam forças naturais descontroladas operando contra a vida humana. Enchentes, nevascas, tsunamis, terremotos, transformam também a geografia social do mundo.

Toda a precariedade da idolatria, ou do culto idolátrico, manifesta-se em tempos de desgraça (Claus Westermann). Os ídolos, como também a própria Lei, impõem pesadas cargas, necessitam de “bestas”, imagens simbólicas que comportam e transportam o peso insuportável da opressão. Uma analogia é construída sobre a incrível debilidade dos mesmos ídolos, diante de um Deus que é independente dos estatutos religiosos: o Deus de Jesus é diferente, é ele quem carrega as cargas impostas sobre seu povo, e as transportará até o fim (cf. Isaías 46.1-4). A história se resolve ao pé da letra? É certo que, ante a tirania, de um ou de todos os homens (da sociedade, da nação autoritária, totalitária, fascista), em qualquer seguimento social ou político, em qualquer religião, existirá o chamado “apocalíptico” onde Deus revelará como se deverá resistir.
É assim, sob incompreensão e perseguição, que a história transformará a vida humana e se estabelecerá de uma vez por todas como modelo (logotipos), “imagem”, do Reino de Deus. A imagem “apocalíptico-religiosa” de Deus — para se fugir do Deus horroroso, apocalíptico-literalista, fundamentalista, cruel, insensível, implacável, sem misericórdia e compaixão pelos homens – não combina com a salvação, o perdão e a reconciliação da humanidade, que constitui com exatidão o conceito apocalíptico bíblico, no Antigo e Novo Testamento: “Homens e mulheres do mundo inteiro se agarram a Deus através dos abismos profundos do sofrimento moral sob poderes, sistemas de pensar autoritários, concretos, em razão das injustiças que esses poderes geram e alimentam” (leio: A peste, A.Camus).

O universo inteiro está sob o juízo de Deus. É preciso observar os sinais dos tempos… Esta é a resposta apocalíptica, ela é reveladora do que vem no bojo da conjuntura política mundial, dominada por forças culturais poderosas (como o capitalismo, o fascismo e quaisquer ideologias totalitárias, em nome de falsas democracias): Deus intervirá na história “por nós”, nunca “contra nós”. É a mensagem de Marcos, em seu apocalipse particular.

Podemos pensar no Advento, o início do ciclo anual. O anúncio é escatológico (ad-ventum), refere-se aos últimos dias de uma era, enquanto passado, presente e futuro se entrelaçam com surpreendente harmonia: é necessário voltar os olhos para futuro glorioso e a dinâmica que se espera na instalação definitiva do Reino de Deus. A humanidade oprimida, que se reconhece como tal, enquanto isso, espera os acontecimentos orientadores da esperança. A Morte, a Ressurreição e a Exaltação do Cristo de Deus serão devidamente assimiladas no caminho da vida, e a comunhão dos santos – propósito e finalidade da Igreja de Deus, na memória reavivada que o Calendário Cristão aponta em seu alcance e destino último. O Advento não se orienta para satisfazer a insanidade do povo, nem serve para justificar os poderes da opressão. O Advento nos orienta para o reinado de Deus de forma definitiva. A salvação, enquanto isso, deve ser celebrada pela grande comunidade de fé (sugere o Calendário do Advento), na busca irrevogável das bandeiras da Justiça, do Direito, da Dignidade, da Igualdade para todos os homens e mulheres da Terra, no gozo de uma nova humanidade em Jesus Cristo, o Salvador.

Derval Dasilio


https://dervaldasilio.wordpress.com/2017/11/11/advento-imbecis-aplaudem-opressor/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr