Pular para o conteúdo principal

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO para o Batismo do Senhor (1º Domingo após a Epifania) (**), 8º de janeiro de 2017Ano A, Cor Litúrgica: Branca.

Batismo de Cristo



Antigo Testamento: Isaías 42.1-9

Salmo 29

Epístola: Atos 10.34-43

Evangelho: Mateus 3.13-17


"JESUS, PORÉM, RESPONDENDO, DISSE-LHE: 'DEIXA POR AGORA, PORQUE ASSIM NOS CONVÉM CUMPRIR(*) TODA A JUSTIÇA.' ENTÃO ELE O PERMITIU."(Mateus 3.15)

(*) Aquele que preparava o caminho do Senhor se deparou com o próprio Messias. Qual não foi sua surpresa quando esse que ele tanto esperava lhe colocara em uma posição de honra imensa: pousar-lhe água sobre a cabeça outorgando-lhe o batismo. João, o Batista, conhecia a realidade sobrenatural e entendia que essa posição não lhe era minimamente possível, posto que, como afirmado por ele mesmo, era o maior entre os maiores que lhe deveria batizar. Isso é lógico para quem compreende a realidade espiritual de Jesus Cristo e de João. Todavia, Jesus Cristo, além de conhecer essa verdade mística como quem vê face a face, também era sabedor da realidade humana e de sua limitação. Sem contar que ele considerava a limitação física de perceber as coisas somente com o que se lhe apresenta fisicamente, ou seja, as provas empíricas e sensíveis. Algumas pessoas cobrariam de Jesus seu batismo. Quando João Batista lhe joga água sobre a cabeça, fica satisfeito para os seres humanos limitados das coisas do espírito o que exigem para uma vida de pureza. Sim, a água simbolizava que alguém estava purificado e lavado (literalmente) de sua vida pregressa marcada pela maldade humana. O exemplo de João Batista nos leva a uma humildade perante aquele que é significativamente maior em termos espirituais e nos faz entregar nossa vida totalmente a ele. Esse é Jesus. Por outro lado, o Salvador demonstra uma sabedoria muito superior, reconhecendo diante de João que sua percepção está certa sim, mas que é necessário demonstrar aos que não atingiram esse conhecimento que está cumprida sua exigência limitada. Hoje, a igreja ainda vive muitas vezes esses momentos de cumprir exigências ritualísticas que demonstram o cumprimento de nossas tarefas sensoriais, empíricas e totalmente humanas. Elas devem caminhar paralelamente ao que o mundo espiritual nos apresenta, com uma vida de humildade e entrega total ao que Jesus Cristo nos aponta para caminhar. Dessa forma, o batismo de Jesus nos dá o exemplo da atitude no mundo sobrenatural, ainda não compreendido aos que dele estão afastados, mas também nos mostra a necessidade de cumprirmos o que, como disse Jesus, essa justiça terrena nos exige.

Der Herr sei mit euch!


Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @revsandroxavier.

(**) O domingo posterior ao dia da Epifania do Senhor pode ser reservado à comemoração desse evento. Por isso, abaixo estão as leituras relativas à Epifania do Senhor, dia também de cor branca.

Antigo Testamento: Isaías 60.1-6

Salmo 72.1-7,10-14

Epístola: Efésios 3.1-12

Evangelho: Mateus 2.1-12

Muitas igrejas que têm celebração pela manhã e pela noite preferem dividir o dia colocando a Epifania no ofício matutino e o Batismo no vespertino. Também é uma boa estratégia para que os dois dias não sejam esquecidos.

Imagem: Batismo de Cristo (1481-1483), por Perugino, na Capela Sistina, Vaticano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona...
A TOGA ECLESIÁSTICA Rev. Andrés Ayala*  “Que os teus sacerdotes façam sempre o que é certo! Que os teus servos fiéis gritem de alegria!” (Salmos 132.9) A toga é uma veste associada à função de ensino e de jurisprudência em questões espirituais, atribuídas ao pastor. A toga eclesiástica é de uso antigo da igreja e muito utilizada na tradição reformada. Sempre na cor preta, com distintivos conforme o grau acadêmico de quem usa, a toga é constantemente associada ao uso docente, com tipete e capelo. Na liturgia, ela também é designada como veste específica para o pregador. A toga eclesiástica também é utilizada para ocasiões acadêmicas como colação de grau em teologia, ou quando o pastor oficia um culto de colação de grau para qualquer outro curso. A toga não é uma veste sacerdotal. No entendimento da Reforma, sacerdotes somos todos os cristãos pelo batismo. É por isso que,desde o início, os ministros evangélicos deixaram o uso das vestes sacerdotais: talar, estola...

4º Domingo do Advento 2024

O quarto domingo do Advento em 2024 será no 22 de dezembro . As leituras recomendadas para culto público e devoções familiares são: Salmo 145.8-13 Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino e relatarão o teu poder, para que façam saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações. Epístola 1 Coríntios 4.1-3 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Evangelho Lucas 3.1-6 E, no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos gove...