quinta-feira, 2 de novembro de 2017

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 22º DOMINGO APÓS PENTECOSTES (31º DO TEMPO COMUM), 5 DE NOVEMBRO DE 2017ANO A, COR LITÚRGICA: VERDE.



Jesus entre os doutores


Antigo Testamento: Josué 3.7-17

Salmo 107.1-7,33-37 ou Miqueias 3.5-12 ou Salmo 43

Epístola: 1Tessalonicenses 2.9-13

Evangelho: Mateus 23.1-12


"AMARRAM FARDOS PESADOS E OS PÕEM NAS COSTAS DOS OUTROS, MAS ELES MESMOS NÃO OS AJUDAM, NEM AO MENOS COM UM DEDO, A CARREGAR ESSES FARDOS." (Mateus 23.4)

(*) Para ser bem simples na compreensão dessa perícope: Jesus Cristo critica não somente a falta de ajuda que os "mestres da Lei" dispensam àqueles que os procuram, mas também a imensa carga que criam para colocar nas costas dos outros. Pensemos, então: será que hoje há líderes (que, inclusive, fazem questão de seus títulos - muitas vezes adquiridos de forma duvidosa) que impõem um fardo injusto aos fiéis e, além disso, não os ajudam a suportar essa carga ou mesmo deixá-la para trás? A resposta, evidentemente, é sim. Sem dúvida, sabemos (e percebemos pelas palavras de Jesus há quase 2 milênios) que o problema não é de hoje. Pessoas há que se valem da simplicidade do povo, da sua submissão à Lei sem questionamentos e reflexão, bem como de seu medo de condenações advindas daqueles que deveriam ser veículo de refrigério para a alma. O que Jesus quer orientar com suas palavras é que os ensinamentos baseados na Palavra de Deus devem ser, sim, colocados em prática na nossa vida. Todavia, muitas vezes, os que ensinam, além de não os praticar, também inventam mais carga e somente cobram, sem ajudar a superar o problema. O caminho é ouvir todos aqueles que nos orientam, mas comparar suas palavras somente com a Sagrada Escritura, especialmente as orientações de Jesus no seu todo. Não devemos, também, nos deixarmos atingir por alguma atitude ou palavra do líder que orienta que venha a macular o ensinamento. Sabemos que todos somos humanos e sujeitos ao pecado e ao erro. É a condição humana inerente a cada criatura. Todos necessitamos da misericórdia de Deus e da solidariedade de irmãos e irmãs. Não carregue peso e busque companheirismo naqueles que partilham a fé em Deus consigo, bem como na liderança amorosa: aquela que serve (v. 11).

Lex Mala, Lex Nulla!


Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @revsandroxavier.


Imagem: Jesus entre os doutores, (Albrecht Dürer - Museu Thyssen-Bornemisza, Madri).

Nenhum comentário:

Postar um comentário