terça-feira, 18 de julho de 2017

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 7º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 7º DOMINGO APÓS PENTECOSTES (16º DO TEMPO COMUM), 23 DE JULHO DE 2017, ANO A, COR LITÚRGICA: VERDE.

Antigo Testamento: Gênesis 28.10-19a
Salmo 139.1-12, 23-24 ou Isaias 44.6-8 ou Salmo 86.11-17
Epístola: Romanos 8.12-25
Evangelho: Mateus 13.24-30, 36-43


"DEIXEM O TRIGO E O JOIO CRESCEREM JUNTOS ATÉ O TEMPO DA COLHEITA." (*)

Não importa para onde a gente olha, por todas partes vemos a corrupção, e somos testemunhas de como os maus prevalecem e prosperam. O mundo em que vivemos nos deixa perplexos. Se Deus é bom, e ele é soberano, por que não faz nada? "Porque, quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo."
Se prestarmos atenção, Jesus não diz que o trigo e joio crescerão juntos na igreja, mas no mundo. "O campo é o mundo." As filhas e os filhos do reino são a boa semente, plantada no mundo para produzir bons frutos. Quando o Senhor orou pelos crentes de todas as épocas, ele rogou ao Pai: "Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno."
Não é por causa da nossa piedade, nossa moralidade ou nosso ativismo que vamos nos opor à corrupção que prevalece, mas por meio da fé, da esperança e do amor. Deus não nos enviou para "mudar o mundo", mas para ser suas testemunhas. É difícil esperar a intervenção divina, no entanto é nisso que reside a fé; esperar em sua promessa. "Então o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam."

In toto corde meo exquisivi te non repellas me a mandatis tuis.

(*) Rev. Andrés Omar Ayala
@andres_rdr

Nenhum comentário:

Postar um comentário