sexta-feira, 28 de julho de 2017

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA 8º DOMINGO APÓS PENTECOSTES (17º DO TEMPO COMUM), 30 DE JULHO DE 2017ANO A, COR LITÚRGICA: VERDE.


Pérola de grande valor


Antigo Testamento: Gênesis 29.15-28

Salmo 105.1-11,45b ou 128 ou 1Reis 3.5-12 ou Salmo 119.129-136

Epístola: Romanos 8.26-39

Evangelho: Mateus 13.31-33,44-52


"ENTÃO JESUS ACRESCENTOU: 'E ASSIM, TODO DOUTOR DA LEI QUE SE TORNA DISCÍPULO DO REINO DO CÉU É COMO PAI DE FAMÍLIA QUE TIRA DO SEU BAÚ COISAS NOVAS E VELHAS'." (Mateus 13.52)

(*) Eis duas grandes lições sobre o Reino de Deus que Jesus Cristo nos traz por meio dessas perícopes: as coisas importantes se encontram na simplicidade e quem compreende a grandeza do Reino do Todo-Amor dá toda a sua vida por ele. Além disso, por fim, ainda nos alerta que quem tem conhecimento da importância dessa dádiva coloca-se à disposição, totalmente, da vontade de Deus. Todos, enfim, devemos ser discípulos de Jesus, e não de qualquer outro. A exemplo do grão de mostarda, é importante estarmos atentos a tudo que se apresenta a nós como simples e pequeno. Muitas vezes, desde a história da escolha do povo de Israel, percebemos que Deus esconde nas menores coisas deste mundo as suas maiores lições e os seus exemplos. Essas coisas pequenas, com a devida compreensão e com o cultivo correto e a paciência no tempo, demonstram-se imprescindíveis para a nossa vida. Assim como o fermento, por pouco que seja, modifica a vida de toda uma família, uma vizinhança, uma cidade e, cremos, o mundo inteiro. Nos exemplos do homem que encontra o tesouro e o do comprador de pérolas, entendemos que, quando compreendemos a profundidade da mensagem do Evangelho e dos exemplos de Jesus Cristo, não nos resta outra opção a não ser deixar toda nossa forma de ver o mundo para abraçarmos o que o Mestre nos propõe, certos de que, dessa forma, alcançaremos o Reino do Pai de Amor. É por esses exemplos e ações, por mínimas que pareçam, que poderemos ser fermento em meio à grande massa do mundo. Por fim, desejamos que nossa compreensão nos leve a dedicar nossa vida como discípulos obedientes ao nosso Salvador. Esperançosos devemos estar de que escolhemos o melhor, faremos diferença nas pequenas ações e temos o mais importante: a árvore frondosa que acolherá a muitos em seus galhos: o amor do Deus Criador.

Introibo Ad Altare Dei!


Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @revsandroxavier.


Imagem: Pérola de grande valor (Domenico Fetti - Kunsthistorisches Museum, Viena).

Nenhum comentário:

Postar um comentário