quarta-feira, 5 de julho de 2017

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 5º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 5º DOMINGO APÓS PENTECOSTES (14º DO TEMPO COMUM), 9 DE JULHO DE 2017, ANO A, COR LITÚRGICA: VERDE.


Antigo Testamento: Gênesis 24.34-38, 42-49, 58-67
Salmo 45.10-17 ou Cânticos 2.8-13 ou Zacarias 9.9-12 ou Salmo 145.8-14
Epístola: Romanos 7.15-25a
Evangelho: Mateus 11.16-19, 25-30

"NÓS TOCAMOS MÚSICAS DE CASAMENTO, MAS VOCÊS NÃO DANÇARAM! CANTAMOS MÚSICAS DE SEPULTAMENTO, MAS VOCÊS NÃO CHORARAM!

Os seres humanos somos, por natureza, difíceis de agradar. Se temos algo branco, queremos algo preto; se nos oferecem alguma coisa fria, nós queremos que ela seja quente. Da mesma forma é que nós recebemos a mensagem do Evangelho: se para nós é muito exigente, queremos adaptá-lo aos nossos desejos; se, em vez, anuncia um amor ilimitado, então queremos restringi-lo e nos tornar juízes dos propósitos divinos.
Os líderes judeus, e o povo que os seguiam não eram muito diferentes. Para eles, João tinha sido muito rigoroso e exigente, denunciando sem medo o pecado e chamando a um arrependimento sincero. Depois, veio Jesus anunciando a graça incondicional de Deus, o amor e a reconciliação, e foi considerado demasiado mole, amigo dos pecadores e prostitutas. "Porém é pelos seus resultados que a sabedoria de Deus mostra que é verdadeira."
O Evangelho não é uma mensagem para aqueles que se consideram auto-suficientes, saciados e sábios aos seus próprios olhos. Para essas pessoas, João e as duras exigências da lei divina são uma coisa fácil. Para essas pessoas, Jesus e seu amor infalível são desnecessários. A boa notícia da graça e do perdão é para os que se reconhecem pecadores, pobres e depojados; a essas pessoas chama Cristo e lhes anuncia:"Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso."
" O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é." Mateus 11.27

Gaudete in Domino!

(*) Rev. Andrés Omar Ayala
@andres_rdr

Nenhum comentário:

Postar um comentário