Pular para o conteúdo principal
LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO para o 25º Domingo após Pentecostes, 6 de novembro de 2016, Ano C, Cor Litúrgica: Verde.


Jesus pregando no Templo de Jerusalám


Antigo Testamento: Ageu 1.15b - 2.9

Salmo 145.1-5, 17-21 ou Salmo 98 ou Jó 19.23-27a ou Salmo 17.1-9

Epístola: 2Tessalonicenses 2.1-5, 13-17

Evangelho:
 Lucas 20.27-38


"DEUS NÃO É DEUS DE MORTOS, MAS DE VIVOS(*), POIS TODOS VIVEM PARA ELE." (Lucas 20.38)

(*) Os saduceus, além de sua tradicional falta de crença na ressurreição, ainda usam de recurso de linguagem com tentativa de aplicar a tão atual "pegadinha" em Jesus. Colocam a questão da viúva que deve, segundo a lei de Moisés, casar-se com os irmãos de seu marido, para ser resolvida na vida após a ressurreição. Querem resolver uma situação que será administrada pelo próprio Deus (aliás, ele pede que não nos preocupemos com algumas questões quando nos aconselha a não recorrer ao fruto do conhecimento do bem e do mal). Na verdade, o objetivo não é saber sinceramente qual vai ser a situação da viúva no céu, mas deixar Jesus Cristo em maus lençóis com relação ao tema da ressurreição. Quantas vezes nós mesmos, hoje, temos que responder a muitos incrédulos sobre a ressurreição como ficarão nossos órgãos doados? Quantas questões são feitas com relação a pessoas que tiveram seus corpos dilacerados em acidentes? Como explicamos que a ressurreição do corpo se dará no exemplo de Jesus Cristo, com um corpo glorioso e com a decisão do próprio Deus, que vai organizar o seu Reino de Amor? Jesus Cristo não aceita o desafio dos saduceus, visto que seu objetivo não era edificar, mas simplesmente contradizer o Mestre em seus ensinamentos. Dessa forma, ele enfatiza que muita coisa que importa por aqui neste mundo e nesta vida não será mais a tônica da nossa existência. Com isso, os casamentos não farão mais sentido, as preocupações com os corpos físicos não devem ser o nosso parâmetro, visto que sua ressurreição serão verdadeiras, como vivos estão Abraão, Isaque e Jacó, com seus corpos, já que Deus não é de mortos, mas de vivos. É bom que tenhamos sempre isso em mente: Deus nos chama para o comprometimento com a vida, e nossa vida começa aqui, desde agora. Da mesma forma, não podemos entender, mesmo que nossos corpos ressuscitarão - como repetimos que cremos no Credo Apostólico -, que a vida no Reino de Amor será uma cópia desta aqui. Não precisaremos desses contratos terrenos e das cobranças de leis que somente mostram a nossa falta de bom senso e de amor a Deus e ao próximo. No Reino de Deus, com a ressurreição já vivida, teremos uma convivência de amor concreto, sem necessidade de decretos, pois Deus mesmo estará em nosso meio.

Mortui Viventes Docent!


Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @revsandroxavier.

Imagem: Jesus pregando no Templo de Jerusalém (Fonte: Wikipedia, sem autor indicado).
- - - - - - - - - -

No domingo seguinte ao Dia de Todos os Santos (ou se o domingo mesmo cair em 1º de novembro), pode-se utilizar as leituras relativa a esse dia:

Antigo Testamento: Daniel 1.1-3, 15-18

Salmo 149

Epístola: Efésios 1.11-23

Evangelho:
 Lucas 6.20-31

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr