Pular para o conteúdo principal
LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO para o 20º Domingo após Pentecostes, 2 de outubro de 2016, Ano C, Cor Litúrgica: Verde.

(em www.apaz.com.br)

Antigo Testamento: Lamentações 1.1-6

Lamentações 3.19-26 ou Salmo 137 ou Habacuque 1.1-4;2.1-4 ou Salmo 37.1-9

Epístola: 2Timóteo 1.1-14

Evangelho: Lucas 17.5-10


"SE VOCÊS TIVESSEM FÉ(*) DO TAMANHO DE UMA SEMENTE DE MOSTARDA, PODERIAM DIZER A ESTA AMOREIRA: 'ARRANQUE-SE DAÍ, E PLANTE-SE NO MAR'. E ELA OBEDECERIA A VOCÊS'." (Lucas 17.6)

(*) Com parábolas e metáforas, Jesus fala a mais profunda verdade a respeito do ser humano e sua relação com Deus. Todavia, percebemos a importância de abordar a relação do que a pessoa tem com ela mesma. Qual é a visão que alguém tem de si? O que um indivíduo espera de sua vida? O que cobra de si e para si? Jesus Cristo mostra que é importante conhecermos nossa realidade: a condição humana. A limitação que temos faz de nós efêmeros, falhos, e sujeitos a cobrar de nós mesmos e dos outros. Ocorre que, na fragilidade humana, também carregamos a ilusão de que somos melhores que aqueles que nos rodeiam. Com isso, a cobrança que teríamos de nós mesmos passa a apontar para os outros. Ela vem muito mais cruel e eivada de condenações e formas de punição tão elaboradas e com requintes de crueldade que assustam não somente seus alvos, mas a outros que assistem e ouvem as sentenças. Com relação a si próprio, o ser humano tende a esperar sentimentos e ações espetaculares. Da mesma forma, solicita sempre de Deus o que há de mais fantástico para resolver seus problemas (muitos deles criados por ele mesmo). A solicitação dos apóstolos para que Jesus aumentasse a fé deles foi respondida com o exemplo do grão de mostarda. O Mestre sempre utilizou comparações simples para mostrar a grandeza do Reino de Deus. Para a fé, foi a mesma atitude: um grão minúsculo, talvez o menor de todos, necessário para demonstrar uma grande fé. Foi como dizer: "Fé, ou você tem ou não tem e pronto". Se você crê, assim será. E não importa como será. Vai ser do jeito que Deus quer e será um grande mistério para aquele que não crê. Trata-se, portanto, de ajustar essa necessidade dentro de você. Trata-se de compreender a natureza humana, a natureza de Deus, os propósitos de Deus para a sua criação e colocar-se à disposição dele. Dessa forma, as amoreiras plantar-se-ão no mar, porque você sabe quando, como e por que as amoreiras precisariam ir para lá. Veja, não somente para atender seu capricho, mas para uma prerrogativa do próprio Deus, que comanda a natureza como um todo. Com o entendimento da metáfora trazida por Jesus Cristo, você percebe que sua fé estaria lá, mas quando se compreende realmente a ação de Deus na nossa vida e a nossa entrega a seus propósitos, abandonando nossos desejos egoístas e ególatras.

Sola Fide!


Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @revsandroxavier.


Imagem: Grãos de mostarda (encontrado em www.apaz.com.br).

Comentários

  1. A busca da natureza humana em diálogo com a busca da natureza divina pode transpor a idéia monolítica construída pela cristandade de um deus totalmente fora sem nenhuma conectividade com os seres humanos como imagem dEle, que leva aos cristãos a não conhecerem a natureza Comunitária de Deus de absoluta comunhão que nos convida a anunciar que todos podem pertencer, pela fé, a mesma fé que se manifesta de modo difuso e enriquecedor nas diversas culturas revelando a espiritualidade bíblica.
    Agradeço muito Sandro Xavier porque reflexões como esta nos ajuda nesta construção que liberta do materialismo e da dependência de processos que mais incensam o egoísmo, que desconstrói o velho homem fazendo nascer dos escombros das sociedade ocidental um cristão que se abre para a possibilidade nova e atualizadora que o Espírito Santo nos oferece, viver simplesmente pela fé.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, meu irmão!... Aguardamos texto seu também para nos edificar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr