Pular para o conteúdo principal

Missões para a glória de Deus[1]

Rev. Luciano Paes Landim(*)



Louvem-te os povos, ó Deus! Louvem-te os povos todos!” (Salmo 67.3)

Mensagem: O Deus de toda a Terra tem que ser adorado por todos os povos. É isso que o salmista pede. A razão de missões é a glória de Deus. Mas, os povos só adorarão a Deus se ouvirem falar de Deus. Portanto, missões se tornam indispensáveis.
A motivação em missões é fundamental, pois o missionário corre o risco de fazer o certo (pregar o evangelho), mas com a motivação errada (dinheiro, fama, status, inveja, etc.). Isso significa que não basta fazer a vontade de Deus, mas deve-se fazê-la com a motivação correta. Warren Wiersbe disse acertadamente: “O coração de todo problema é o problema do coração”. Deus requer o trabalho certo com a motivação certa. Pois uma coisa é pregar o evangelho, outra é viver o evangelho. Uma coisa é definir o evangelho, outra é ser definido pelo evangelho.
O alvo final de missões é o desejo de que Deus seja adorado e sua glória conhecida entre todos os povos da Terra. A razão principal de missões é a exultação da glória do Senhor do universo. Essa paixão é a chama que move missionários ao engajamento nas obras que são designadas a trazer glória a Deus por meio da salvação dos pecadores.

O centro da obra missionária da igreja não é o homem, mas o próprio Deus. O propósito maior da evangelização dos povos é que esses povos todos glorifiquem a Deus e exaltem seu nome. Há júbilo diante dos anjos de Deus, no céu, por um pecador que se arrepende.

O fato é que podem existir motivos errados escondidos nas mentes dos mais sinceros missionários. Portanto, é necessário entender que fazer missões não dá lucro, não enriquece e não dá fama[2]; fazer missões só dá prazer, mas só dá prazer pra quem ama a glória de Deus. Um alerta: Se nos falta paixão pelos perdidos é porque antes nos falta paixão por Cristo. A paixão missionária pela glória de Deus é acompanhada pela paixão pelas pessoas que estão morrendo em seus pecados.

Desafio missionário: 87% dos fundos para as missões transculturais vão para o trabalho entre os que já são cristãos, 12% para o trabalho entre já evangelizados e apenas. 1% para o trabalho entre as pessoas que nunca foram alcançadas.[3]

Orando por missões: “Deus, nunca permita que percamos o foco de missões. Jamais deixe que olhemos para nós mesmos. Faça com que preguemos o evangelho com a razão primária: glorificar a Deus em todas as coisas. Em nome de Jesus, amém!”

Nos laços do Calvário que nos une.


* Rev. Luciano é pastor da Igreja Boas Novas em São Sebastião/DF e presidente da Missão Saem.
Ele é colaborador de Calendário Litúrgico - Liturgia Reformada.


[1] Extraído do livreto Todos os povos na mira de Deus: 10 dias lendo e orando por missões. SAEM Publicações: p. 29-31.
[2] Pelo menos não deveria. O propósito final de missões é tornar Cristo conhecido em toda a terra, e não nós.
[3] Fonte: http://culturadoreino.org/missoes-uma-prioridade/. Acessado em 8 de abril de 2018.


Para adquirir o livro Todos os povos na mira de Deus, você pode acessar os links abaixo:
VERSÃO FÍSICA:
https://lucianopaeslandim.wordpress.com/sobre/loja/

VERSÃO DIGITAL:
https://www.amazon.com.br/Todos-povos-mira-Deus-mission%C3%A1rio-ebook/dp/B07CW6LJNC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr