Pular para o conteúdo principal

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O DIA DE SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O DIA DE SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO, 30 DE NOVEMBRO DE 2018, ANO B, COR LITÚRGICA: VERMELHO.

Antigo Testamento: Ezequiel 3.16-21

Salmo 139.1-12

Epístola: Romanos 10.8b-18

Evangelho: João 1.35-42a


Dia de Santo André é uma solenidade cristã celebrada em 30 de novembro. André é o santo padroeiro da Escócia e das igrejas presbiterianas. Sim! Isso mesmo, o santo padroeiro das igrejas presbiterianas.
André era irmão de São Pedro e é considerado o primeiro dos doze apóstolos. Como Pedro, André era um pescador de Betsaida na Galiléia. André era discípulo de João Batista que seguira Jesus por recomendação de João. De acordo com um relato do Novo Testamento: André, irmão de Simão Pedro, foi um dos dois que ouviram o que João havia dito e quem havia seguido Jesus. O primeiro que André fez foi encontrar seu irmão Simão e lhe dizer: "Encontramos o Messias". E ele o trouxe para Jesus. (João 1: 40-42) Segundo a tradição, Santo André realizou um trabalho missionário em torno do Mar Negro. Sua morte é geralmente datada de 60, ou talvez 70, AD. Não antes do século X, a cruz de Santo André veio a ser descrita como em forma de X. Tanto igrejas católicas romanas quanto ortodoxas orientais, também as luteranas e episcopais, reconhecem o dia da memória de Santo André (o dia tradicional de seu martírio) em 30 de novembro.
Foi do púlpito da Igreja de Santo André que John Knox dirigiu a obra da Reforma na Escócia, e foi sob a bandeira de Santo Andrés que os Covenanters presbiterianos defenderam sua fé e sua liberdade.

Publicado aqui e no Twitter @andres_rdr

(*) Rev. Andrés Omar Ayala

Imagem: Eric Stevenson "A cruz no céu"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr