quinta-feira, 12 de outubro de 2017

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 19º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 19º DOMINGO APÓS PENTECOSTES (28º DO TEMPO COMUM), 15 DE OUTUBRO DE 2017, ANO A, COR LITÚRGICA: VERDE.

Antigo Testamento: Êxodo 32.1-14
Salmo 106.1-6, 19-23 ou Isaias 25.1-9 ou Salmo 23
Epístola: Filipenses 4.1-9
Evangelho: Mateus 22.1-14

"MAS ELES NÃO QUISERAM VIR" (*)


Muitos se perguntaram, e responderam de maneiras diferentes, como é que somos chamados para o reino de Deus. Alguns disseram que isso acontece misteriosamente, que Deus move secretamente o nosso coração e a nossa para de nos atrair irresistivelmente para Ele. Outros disseram que somos nós que desejamos Deus e o buscamos de acordo com nossa própria força e entendimento. Mas Jesus nos faz ver que nenhuma dessas respostas é adequada.
Na parábola é o rei quem prepara a festa e o banquete, sem qualquer trabalho ou cooperação dos convidados. E quando tudo estava pronto, o rei enviou seus servos para anunciá-lo. Assim é com o reino de Deus, toda a obra salvadora de Cristo já está terminada, sem trabalho ou cooperação da nossa parte. Mas os primeiros convidados rejeitaram o convite com presunção e, por essa razão, foram punidos. "O rei ficou com tanta raiva, que mandou matar aqueles assassinos e queimar a cidade deles", o qual aconteceu no ano 70.
Agora, o rei envia seus mensageiros em todos os lugares para convidar todas as pessoas. E as pessoas vêm: os pobres, os marginalizados, os desprezados, todos são aceitos na mesa do rei. Os orgulhosos foram reduzidos a nada, e os pobres foram vestidos para o banquete. Como é que somos chamados para o reino de Deus? Somente pela palavra anunciada e proclamada. Aquele que tem ouvidos para ouvir ouvirá, e entrará no banquete do rei, "pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos."

"Qui habet aures audiendi audiat"

(*) Rev. Andrés Omar Ayala
Twitter: @andres_rdr

Nenhum comentário:

Postar um comentário