Pular para o conteúdo principal

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 3° DOMINGO PÓS-PENTECOSTES, ANO C

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 3° DOMINGO PÓS-PENTECOSTES, 26 DE JUNHO DE 2022, ANO C, COR LITÚRGICA: VERDE


1° Leitura: 2 Reis 2.1-2, 6-14

Salmo 77.1-2, 11-20; ou 1 Reis 19.15-16, 19-21; ou Salmo 16

2° Leitura: Gálatas 5.1, 13-25

Evangelho: Lucas 9.51-62




"CRISTO NOS LIBERTOU" (*)


Na leitura da epístola, Paulo fala da liberdade da lei. A que lei ele se refere? Muitos dos gálatas que vieram a ser discípulos de Cristo eram judeus, que acreditavam que sua salvação dependia de observar os ritos da religião judaica, especialmente o rito da circuncisão. Nesse contexto, Paulo chamou a atenção desse povo para o pensamento: “onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade”. Os verdadeiros cristãos não vivem sob a lei feita pelo homem, mas sob a graça. Uma atmosfera mental e espiritual mais elevada envolve toda a atividade de vida daqueles que se revestem de Cristo. Todas as leis religiosas e naturais, por causa de sua ineficiência inerente, deixam de afetar a vida daquele que entra no amor de Deus, que também é chamado de graça.


Paulo ensina que livres pela graça já não estamos sob a escravidão do pecado e de todas as leis que somento servem para deixá-lo em evidência. É o amor Divino, quando elevado à expressão universal, conforme descrito por Paulo no capítulo 13 de 1 Coríntios, o que se mostra suficiente para substituir todas as restrições e regras de ação feitas pelo ser humano pela liberdade das filhas e filhos de Deus. O versículo 14 da leitura de hoje apresenta a ideia anterior, nestas palavras: “Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo"”.


O apóstolo não exorta a viver segundo o Espírito e não segundo a carne. Isso não significa uma vida angelical, ou separada do cotidiano. Muito menos significa ascetismo delirante. Viver pelo Espírito é viver na liberdade que Cristo nos deu, viver na carne é lutar para cumprir a lei.: “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes”. Qual é o fruto do Espírito? “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”.


Deus, in sancto via tua: quis deus magnus sicut Deus noster?


LEITURAS DIÁRIAS


DOMINGO (26 jun)

Salmo matutino: 67; 150

Salmo vespertino: 46; 93

Antigo Testamento: Números 21.4-9, 21-35

Epístola: Atos 17.(12-21) 23-24

Evangelho: Lucas 13.10-17


SEGUNDA-FEIRA (27 jun)

Salmo matutino: 57; 145

Salmo vespertino: 85; 47

Antigo Testamento: Números 22.1-21

Epístola: Romanos 6.12-23

Evangelho: Mateus 21.12-22


TERÇA-FEIRA (28 jun)

Salmo matutino: 54; 146

Salmo vespertino: 28; 99

Antigo Testamento: Números 22.21-38

Epístola: Romanos 7.1-12

Evangelho: Mateus 21.23-32


QUARTA-FEIRA (29 jun)

Salmo matutino: 65; 147.1-11

Salmo vespertino: 125; 91

Antigo Testamento: Números 22.41 - 23.12

Epístola: Romanos 7.13-25

Evangelho: Mateus 21.33-46


QUINTA-FEIRA (30 jun)

Salmo matutino: 143; 147.12-20

Salmo vespertino: 81; 116

Antigo Testamento: Números 23.11.26

Epístola: Romanos 8.1-11

Evangelho: Mateus 22.1-14


SEXTA-FEIRA (1 jul)

Salmo matutino: 88; 148

Salmo vespertino: 6; 20

Antigo Testamento: Números 24.1-13

Epístola: Romanos 8.12.17

Evangelho: Mateus 22.15-22


SÁBADO (2 jul)

Salmo matutino: 122; 149

Salmo vespertino: 100; 63

Antigo Testamento: Números 24.12-25

Epístola: Romanos 8.18.25

Evangelho: Mateus 22.23-40


Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @andres_rdr


(*) Rev. Andrés Omar Ayala

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona...

4º Domingo do Advento 2024

O quarto domingo do Advento em 2024 será no 22 de dezembro . As leituras recomendadas para culto público e devoções familiares são: Salmo 145.8-13 Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino e relatarão o teu poder, para que façam saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações. Epístola 1 Coríntios 4.1-3 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Evangelho Lucas 3.1-6 E, no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos gove...
A TOGA ECLESIÁSTICA Rev. Andrés Ayala*  “Que os teus sacerdotes façam sempre o que é certo! Que os teus servos fiéis gritem de alegria!” (Salmos 132.9) A toga é uma veste associada à função de ensino e de jurisprudência em questões espirituais, atribuídas ao pastor. A toga eclesiástica é de uso antigo da igreja e muito utilizada na tradição reformada. Sempre na cor preta, com distintivos conforme o grau acadêmico de quem usa, a toga é constantemente associada ao uso docente, com tipete e capelo. Na liturgia, ela também é designada como veste específica para o pregador. A toga eclesiástica também é utilizada para ocasiões acadêmicas como colação de grau em teologia, ou quando o pastor oficia um culto de colação de grau para qualquer outro curso. A toga não é uma veste sacerdotal. No entendimento da Reforma, sacerdotes somos todos os cristãos pelo batismo. É por isso que,desde o início, os ministros evangélicos deixaram o uso das vestes sacerdotais: talar, estola...