Pular para o conteúdo principal

E S T A Ç Ã O   D O   A D V E N T O




ADVENTO, estação do roxo, é tempo de:

Oração
   Promessa
      Expectativa
         Preparação
            Tensão
               Esperança
                  Arrependimento
                     Fraternidade


O ano litúrgico se organiza de forma bem íntima e harmoniosa ao redor de dois grandiosos atos de Deus: a Encarnação e a Redenção. O ciclo da Encarnação é adornado por duas lindas e significativas festas: o Natal de Jesus e a Epifania. Da mesma forma, o ciclo da Redenção é, também, adornado e composto por duas retumbantes festas: a Páscoa e o Pentecostes.

Cada ciclo compreende um tempo de PREPARAÇÃO, um tempo de CELEBRAÇÃO e um tempo de CUMPRIMENTO, sendo que o ápice, bem como o centro de todo o Ano Litúrgico, é a pessoa de Jesus Cristo, como ele mesmo bem acentua segundo o evangelista Marcos: "O momento determinado chegou, dizia Jesus, pois o Reino de Deus se aproximou - ele está no meio de vós, arrependei-vos, ou seja, mudai de comportamento e acolhei o evangelho!" (1.15).

Os quatro domingos que antecedem o tempo do Natal constituem-se na estação do Advento. O jejum, a oração, a comunhão e o exercício da fé cristã como tal são maneiras de vivenciar e salientar toda a esperança que emana do Advento. 

O que caracteriza e diferencia fundamentalmente a fé cristã das demais religiões, sejam elas de quaisquer natureza, é precisamente sua dinâmica litúrgica - vida de espera paciente, de tensão e expectativa aguardando o surgimento do VINHO NOVO adornado por uma nova ordem de coisas e de coisas novas, tendo como objetivo o CRISTO RESSUSCITADO.

Com certeza, o Espírito Santo, por meio do ano litúrgico, nos transmite uma possibilidade de vida sempre criadora e criativa e, dessa forma, nossa fé se transforma em algo existencial que nos dá prazer e nos impulsiona à responsabilidade.

Advento significa "sempre vinda", porém não se trata de uma vinda qualquer, mas da vinda de Jesus Cristo, sentido e percebido à luz da fé e visto como os olhos da fé. Jesus Cristo é o Deus sempre presente entre nós. Ele vem no momento presente, que, na expressão de Roger Schutz, significa o HOJE DE DEUS. Ele vem e pede um lugar em nosso interior.

Advento é tempo de ESPERANÇA que se abre para todos que almejam um novo mundo, uma nova ordem de coisas. Assim, durante a estação do Advento, exercemos o preparo para o Natal de Jesus no âmbito do arrependimento e da esperança sempre na perspectiva do retorno prometido e estabelecido pelo Senhor Jesus. O Advento é a maravilhosa certeza da vinda constante de Deus em Jesus no nosso teatro histórico.

Deus, em Jesus Cristo, virá no futuro porque Ele veio no passado, e a atualidade dele é real para aqueles que, pela apaixonante misericórdia de Deus, acolhem a dádiva da fé.



Cerilto Soares da Silva
Em: Dinâmica da fé cristã 
(Editora Ágora da Ilha)


Imagem: Encontrada na internet. Sem indicação de autoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr