Pular para o conteúdo principal
Advento em casa de Marta e Maria de Betânia



As mulheres tiveram um papel essencial no ministério de Jesus de Nazaré (Lucas 8.1-3). Elas têm, portanto, uma história e uma tradição que não podem ser ignoradas.
Os textos dos evangelhos nos mostram que as mulheres que estiveram em contato com Jesus preenchem os critérios formulados por Lucas (Atos 1.21) e por Paulo (1Coríntios 9.4; Romanos 16.7) para serem discípulas: estiveram com Jesus desde a gênese de seu ministério na Galileia, e foram testemunhas da sua ressurreição (Mateus 28.8; João 20.11-18).
As mulheres que tiveram um encontro com Jesus vivenciaram uma experiência transformadora pelo seu relacionamento com o Mestre. Aquelas que tiveram a oportunidade de se relacionar com o Senhor tornaram-se “novas criaturas”. Restauradas, dignificadas, descobriram o seu potencial e colocaram-no a serviço do Reino de Deus com alegria, esperança, paixão.
Os rejeitados, os doentes, as crianças, os pecadores, as mulheres – todos aqueles e aquelas que parecem não ter futuro – são os prediletos de Jesus. Os textos bíblicos nos apresentam mulheres que seguem a Jesus e o servem. Nessa experiência, elas descobrem quem é Jesus e captam a sua identidade. A samaritana descobre-o como profeta, como Messias, como Cristo. Marta, na ressurreição de Lázaro, encontra Jesus como o Cristo, o Filho de Deus, o Senhor da Vida, que tem poder sobre a morte. Maria de Betânia proclama-o Senhor, ungindo-o (João 12.1-8). Enquanto Marta é autora do primeiro enunciado de fé cristológica da comunidade (João 11.27), Maria, sua irmã, ungindo os pés de Jesus (João 12.3), ilustra a práxis da verdadeira discípula.
No relato de Lucas 10.38-42, as duas irmãs de Betânia vivenciam o ADVENTO = JESUS VEM!
JESUS VEM, e Maria de Betânia senta-se aos pés do Mestre, como discípula, escutando os seus ensinamentos. Essa era a atitude própria dos discípulos dos rabis. Paulo costumava sentar-se aos pés de Gamaliel (Atos 22.3).
Lucas nos conta que Jesus não apenas aceita a atitude de Maria, mas também a elogia, dizendo: “Marta, Marta, você se inquieta e agita por muitas coisas. Uma só é necessária: Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada” (10.42). Essa parte, que é a melhor, é escutar a Palavra e colocá-la em prática; é participar na vida de Jesus, naquilo que é o definitivo e que ninguém pode tirar. A atitude de Maria está ligada àqueles que consagram seu tempo e suas forças ao estudo da Palavra de Deus. Essa Palavra, que Maria escuta, é comprometedora! Ela exige que Maria saia de si e se coloque a serviço dos outros.
Essa Palavra leva-a a ungir os pés do Senhor (João 12.3), gesto que expressa, de forma radical, o seu amor por Jesus e a sua humildade, gesto que ilustra a práxis do “ágape”, que deve ser a prática de todo verdadeiro discípulo.
Marta e Maria vivenciaram o ADVENTO, quando Jesus as visitou em sua casa.
Celebremos o 1º Advento, que anuncia a VINDA DE CRISTO, O VERBO QUE SE FEZ CARNE E VEIO HABITAR ENTRE NÓS (João 1.14).
Em meio à correria que costuma preceder o nosso Natal, Jesus, QUE VEM NOS VISITAR, fala conosco assim como falou a Marta: “... você se inquieta, e se agita por muitas coisas. UMA SÓ É NECESSÁRIA”.

Advento
O Calendário Eclesiástico principia no primeiro domingo de Advento. A palavra latina Adventus significa “chegada”. Os quatro domingos de Advento antecedem o Natal e cada um deles tem o seu significado:
1º domingo – Cristo vem.
2º domingo – Cristo vem de novo, para juízo.
3º domingo – Preparai o caminho do Senhor.
4º domingo – Perto está o Senhor.
Somente a partir do ano 500 é que se começou a festejar o período de Advento, na Gália francesa. Os primeiros cristãos também caracterizaram os domingos festivos com cores. Cor litúrgica do Advento: violeta.

Rev.da Maria Luiza Rückert

(*) Imagem no blog "Sombra do Onipotente". Sem indicação de autoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr