Pular para o conteúdo principal

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 5º DOMINGO APÓS A EPIFANIA

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 5º DOMINGO APÓS A EPIFANIA, 10 DE FEVEREIRO DE 2019, ANO C, COR LITÚRGICA: VERDE.

Antigo Testamento: Isaias 6.1-8 (9-13)

Salmo 138

Epístola: 1 Coríntios 14.12b-20

Evangelho: Lucas 5.1-11


"CONFIANDO NA SUA PALAVRA, EU LANÇAREI AS REDES" (*)

Assim como aquele dia nas margens do lago, hoje as pessoas também precisam da correção, do ensinamento e do consolo da presença e das palavras de Jesus. Obscurecidas pelo materialismo, as ideologias e o egoísmo, a maioria dessas pessoas não só se privam de buscar o Salvador, mas também o rebaixam e rejeitam ativamente. Diante desta situação hostil, muitos cristãos, inclusive ministros, exaustos, dizem como Pedro: "nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada".
Nossa força, nosso ativismo, nossa capacidade ou nosso conhecimento são secundários, e muitas vezes contrários, ao trabalho do Evangelho. Indubitavelmente, também a nós, em nosso lugar e vocação, o Senhor nos chamou para ser "pescadores de homens", mas não de acordo com os modelos corruptos do mundo, mas reconhecendo nossa incapacidade e pecaminosidade. Confessando como Pedro e o profeta Isaías: "Sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo com lábios impuros".
Deus não enviou anjos para proclamar o Evangelho. Jesus chama pecadores perdoados e reconciliados para compartilhar as boas novas de perdão, compaixão e reconciliação com outros pecadores. Ser testemunhas de Cristo não tem nada a ver com as próprias qualidades, está enraizado na confiança com a qual respondemos ao mandato e promessas do Salvador. Podemos dizer com toda a fé, como fez Pedro, "confiando na sua palavra, eu lançarei as redes", e nós também seremos testemunhas de uma pesca miraculosa cujo fruto é para a vida eterna.

Ecce ego, mitte me.

LEITURAS DIÁRIAS

DOMINGO (10 fev)
Salmo matutino: 103; 150
Salmo vespertino: 117; 139
Antigo Testamento: Isaias 57.1-13
Epístola: Hebreus 12.1-6
Evangelho: João 7.37-46

SEGUNDA-FEIRA (11 fev)
Salmo matutino: 5; 145
Salmo vespertino: 82; 29
Antigo Testamento: Isaias 57.14-21
Epístola: Gálatas 6.11-18
Evangelho: Marcos 9.30-41

TERÇA-FEIRA (12 fev)
Salmo matutino: 42; 146
Salmo vespertino: 102; 133
Antigo Testamento: Isaias 58.1-12
Epístola: 2 Timóteo 1.1-14
Evangelho: Marcos 9.42-50

QUARTA-FEIRA (13 fev)
Salmo matutino: 89.1-18; 147.1-11
Salmo vespertino: 1; 33
Antigo Testamento: Isaias 59.1-21
Epístola: 2 Timóteo 1.15 - 2.13
Evangelho: Marcos 10.1-16

QUINTA-FEIRA (14 fev)
Salmo matutino: 97; 147.12-20
Salmo vespertino: 16; 62
Antigo Testamento: Isaias 60.1-22
Epístola: 2 Timóteo 2.14-26
Evangelho: Marcos 10.17-31

SEXTA-FEIRA (15 fev)
Salmo matutino: 51; 148
Salmo vespertino: 142; 65
Antigo Testamento: Isaias 61.1-9
Epístola: 2 Timóteo 3.1-17
Evangelho: Marcos 10.32-45

SÁBADO (16 fev)
Salmo matutino: 104; 149
Salmo vespertino: 138; 98
Antigo Testamento: Isaias 61.10 - 62.5
Epístola: 2 Timóteo 4.1-8
Evangelho: Marcos 10.46-52

Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @andres_rdr

(*) Rev. Andrés Omar Ayala

Comentários

  1. "Deus não enviou anjos para proclamar o Evangelho. Jesus chama pecadores perdoados e reconciliados para compartilhar as boas novas de perdão, compaixão e reconciliação com outros pecadores. Ser testemunhas de Cristo não tem nada a ver com as próprias qualidades, está enraizado na confiança com a qual respondemos ao mandato e promessas do Salvador."... Glória ao Eterno!

    ResponderExcluir
  2. Estamos diante de um conceito de vocação nascido nas praias de Cafarnaum, feito para homens iletrados, que se consideram incapazes de falar. Ali não havia doutores com insígnias para magistratura, mas homens humildes, reconhecedores de suas falhas e incapacidades. Eles mesmos se surpreenderam em terem sido escolhidos pelo Filho de Deus. E diante daquele divino convite, sentiram-se insuficientes, incapazes e pequenos demais para tão grande obra.
    Essa é uma das principais marcas dos vocacionados: sabem que seu chamado não é fruto de qualquer potencialidade inerente ao ser humano, pois não temos nenhuma. Contrastados com sua pobreza de poderes, são impactados com o dom de “dependência total” daquele que tem Todo o Poder. Não podemos esquecer que o vocacionado é alguém que se percebe incompetente em todos os sentidos, mas é movido por aquele que tem todo o poder para fazer “todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Ef 1.11). — Todos podem servir! Soli Deo Glori.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona...
A TOGA ECLESIÁSTICA Rev. Andrés Ayala*  “Que os teus sacerdotes façam sempre o que é certo! Que os teus servos fiéis gritem de alegria!” (Salmos 132.9) A toga é uma veste associada à função de ensino e de jurisprudência em questões espirituais, atribuídas ao pastor. A toga eclesiástica é de uso antigo da igreja e muito utilizada na tradição reformada. Sempre na cor preta, com distintivos conforme o grau acadêmico de quem usa, a toga é constantemente associada ao uso docente, com tipete e capelo. Na liturgia, ela também é designada como veste específica para o pregador. A toga eclesiástica também é utilizada para ocasiões acadêmicas como colação de grau em teologia, ou quando o pastor oficia um culto de colação de grau para qualquer outro curso. A toga não é uma veste sacerdotal. No entendimento da Reforma, sacerdotes somos todos os cristãos pelo batismo. É por isso que,desde o início, os ministros evangélicos deixaram o uso das vestes sacerdotais: talar, estola...

4º Domingo do Advento 2024

O quarto domingo do Advento em 2024 será no 22 de dezembro . As leituras recomendadas para culto público e devoções familiares são: Salmo 145.8-13 Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino e relatarão o teu poder, para que façam saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações. Epístola 1 Coríntios 4.1-3 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Evangelho Lucas 3.1-6 E, no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos gove...