Pular para o conteúdo principal

NATAL EM FAMÍLIA - Um roteiro pensado para celebrar o Natal em família, com cristãos e não cristãos


Natal com a família
- 24/25 de dezembro de 2018 -



Preparação: Deus partilha seu Filho conosco. Ele é o pão da vida. Prepare um pão para ficar no centro da celebração, uma vela que sirva para representar a iluminação do Espírito Santo na leitura da Palavra e uma Bíblia para ficar aberta. Flores vivas são bem-vindas!

Leitura de reunião: Hoje relembramos no nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, o nosso Salvador, o pão que vem do céu, o nosso exemplo, e a maior certeza de que Deus está entre nós e nos mostra seu rosto. Vamos cantar com gratidão.

Canção: Noite de paz
Noite de Paz! Noite de amor! Nas campinas, ao pastor,
Lindos anjos, mandados por Deus, Anunciam a nova dos céus:
/: Nasce o bom Salvador! :/

Para acender a vela (todos cantam ou recitam juntos):
/: Ó luz do Senhor que vem sobre a Terra
Inunda meu ser, permanece em nós.:/

Leitura do Evangelho (Lucas 2.15-20):
Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores combinaram entre si: ‘Vamos a Belém, ver esse acontecimento que o Senhor nos revelou’. Foram, então, às pressas, e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que o anjo lhes anunciara sobre o menino. E todos os que ouviam os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Maria, porém, conservava todos esses fatos, e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que haviam visto e ouvido, conforme o anjo lhes tinha anunciado.”                                  

Canção: Bate o sino
Bate o sino pequenino, sino de Belém
Já nasceu Deus menino para o nosso bem

Paz na Terra, pede o sino alegre a cantar
Abençoe, Deus menino, este nosso lar

Repartindo a mensagem: Deus compartilha o pão que vem do céu conosco. Ele é seu próprio Filho. Por causa dele temos sustento de nossas vidas e nossas almas. Ele nos alimenta na caminhada. Pegue um pedaço do pão e compartilhe com todos suas palavras mostrando como você tem sido alimentado pelo nosso Pai Todo-Amor.

Nossa gratidão:
Primeira voz: Pai de amor, te damos graças por nos alimentar a alma e a vida com teu único Filho, que nos traz a paz.
Todos/as cantam: “Debulhar o trigo, Recolher cada bago do trigo, Forjar no trigo o milagre do pão, E se fartar de pão…”
Segunda voz: Jesus Cristo, nosso Senhor, te damos graças porque nos sustentas na caminhada e nos mostras o camino da liberdade.
Todos/as cantam: “Decepar a cana, Recolher a garapa da cana, Roubar da cana a doçura do mel, Se lambuzar de mel…”
Terceira voz: Espírito Santo, que nos animas e nos reúnes, rogamos-te que leves o pão da vida, nascido para todos, a cada lar necessitado.
Todos/as cantam: “Afagar a terra, Conhecer os desejos da terra, Cio da terra, a propícia estação, E fecundar o chão.”

Oração do Pai-Nosso: Com nossas mãos unidas, vamos fazer, juntos, a oração que Jesus nos ensinou.

Bênção: (a bênção pode ser cantada ou recitada por todos/as):
“Que Deus Pai esteja sempre contigo. Que Jesus te traga sustento para a alma e para a vida. Que o Espírito de amor te encoraje a levar o pão do céu em cada encontro que tenhas. Que seja neste Natal e em toda a tua vida para sempre. Amém!”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr