Pular para o conteúdo principal

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 2º DOMINGO do advento, 9 de dezembro de 2018, ANO c (ano de lucas), COR LITÚRGICA: roxa








Antigo Testamento: Malaquias 3.1-4

Salmo 27 ou Lucas 1.68-79

Epístola: Filipenses 1.3-11

Evangelho: Lucas 3.1-6


"TODO VALE SERÁ ATERRADO, TODA MONTANHA E COLINA SERÃO APLAINADAS; AS ESTRADAS CURVAS FICARÃO RETAS, E OS CAMINHOS ESBURACADOS SERÃO NIVELADOS." (Lucas 3.5)

(*) João nos convida a sermos protagonistas nessa preparação para a vinda do Senhor. Imagine que ele prega no deserto. A imagem desse local é muito significativa, não somente para o povo daquele local mas também para nós hoje. Lugar em que não floresce nada, em que falta água, em que o calor mata, que serve para se afastar e se esconder da civilização. Tantas são as simbologias que o deserto pode nos trazer. É de lá, por algum motivo desse, que João, aquele que batizava, proclama. Quem poderia querer se aproximar dele? Por que ele estava nesse deserto? Precisamos estar atentos para a voz que anuncia o caminho do Senhor. No deserto deste mundo e, algumas vezes, no deserto do seu coração, nasce a esperança. É nos momentos e nas regiões mais incalculadas que brota a força para encontrar o caminho. Além disso, João aponta que as sinuosidades desse caminho do Senhor serão facilitadas. Não importa a dificuldade que se apresenta, toda criatura verá a salvação de Deus. Ele usa muitos dos seus para prepararem o caminho. Neste momento de advento, somos convidados a esperar com atitude: levando a Palavra de Deus a todos em nossas trilhas. Que esse Jesus seja esperado e reconhecido por meio da sua voz, do seu sorriso, do seu abraço, da sua esperança e do seu trabalho para esse preparo em seu próprio coração. Preparai! Preparai o caminho do Senhor e endireitai suas estradas. Eis que Ele vem!

Veni Redemptor Gentium!


LEITURAS DEVOCIONAIS
DOMINGO (9dez)
Salmo matutino: 24; 150
Salmo vespertino: 25; 110
Antigo Testamento: Isaías 5.1-7
Epístola: 2Pedro 3.11-18
Evangelho: Lucas 7.11-35

SEGUNDA-FEIRA (10dez)
Salmo matutino: 122; 145
Salmo vespertino: 40; 67
Antigo Testamento: Isaías 5.8-17
Epístola: 1Tessalonicenses 5.1-11
Evangelho: Lucas 21.20-28

TERÇA-FEIRA (11dez)
Salmo matutino: 33; 146
Salmo vespertino: 85; 94
Antigo Testamento: Isaías 5.18-25
Epístola: 1Tessalonicenses 5.12-28
Evangelho: Lucas 21.29-38

QUARTA-FEIRA (12dez)
Salmo matutino: 50; 147.1-11
Salmo vespertino: 53; 17
Antigo Testamento: Isaías 6.1-13
Epístola: 2Tessalonicenses 1.1-12
Evangelho: João 7.53 - 8.11

QUINTA-FEIRA (13dez)
Salmo matutino: 18.1-20; 147,12-20
Salmo vespertino: 126; 62
Antigo Testamento: Isaías 7.1-9
Epístola: 2Tessalonicenses 2.1-12
Evangelho: Lucas 22.1-13

SEXTA-FEIRA (14dez)
Salmo matutino: 102; 148
Salmo vespertino: 130; 16
Antigo Testamento: Isaías 7.10-25
Epístola: 2Tessalonicenses 2.13 - 3.5
Evangelho: Lucas 22.14-30

SÁBADO (15dez)
Salmo matutino: 90; 149
Salmo vespertino: 80; 72
Antigo Testamento: Isaías 8.1-15
Epístola: 2Tessalonicenses 3.6-18
Evangelho: Lucas 22.31-38


Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @revsandroxavier.


Imagem: Imagem de Patxi Velasco, em cantinhodanossacatequese.blogspot.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona...

4º Domingo do Advento 2024

O quarto domingo do Advento em 2024 será no 22 de dezembro . As leituras recomendadas para culto público e devoções familiares são: Salmo 145.8-13 Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino e relatarão o teu poder, para que façam saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações. Epístola 1 Coríntios 4.1-3 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Evangelho Lucas 3.1-6 E, no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos gove...
A TOGA ECLESIÁSTICA Rev. Andrés Ayala*  “Que os teus sacerdotes façam sempre o que é certo! Que os teus servos fiéis gritem de alegria!” (Salmos 132.9) A toga é uma veste associada à função de ensino e de jurisprudência em questões espirituais, atribuídas ao pastor. A toga eclesiástica é de uso antigo da igreja e muito utilizada na tradição reformada. Sempre na cor preta, com distintivos conforme o grau acadêmico de quem usa, a toga é constantemente associada ao uso docente, com tipete e capelo. Na liturgia, ela também é designada como veste específica para o pregador. A toga eclesiástica também é utilizada para ocasiões acadêmicas como colação de grau em teologia, ou quando o pastor oficia um culto de colação de grau para qualquer outro curso. A toga não é uma veste sacerdotal. No entendimento da Reforma, sacerdotes somos todos os cristãos pelo batismo. É por isso que,desde o início, os ministros evangélicos deixaram o uso das vestes sacerdotais: talar, estola...