Pular para o conteúdo principal

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 22º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 22º DOMINGO APÓS PENTECOSTES, 21 DE OUTUBRO DE 2018, ANO B, COR LITÚRGICA: VERDE.

Antigo Testamento: Jó 38.1-7, (34-41)

Salmo 104.1-9, 24, 35b; ou Isaias 53.4-12; ou Salmo 91.9-16

Epístola: Hebreus 5.1-10

Evangelho: Marcos 10.35-45


"SERVIDOR DE TODOS" (*)

Um dos maiores males do mundo em geral, e do cristianismo em particular, é a sede de poder. O desejo de possuir, impor e dominar manifesta-se na insultante abundância de empresários, produtos e políticos "cristãos", que não hesitam em usar o nome de Deus para alcançar seus propósitos egoístas. "Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros" (Marcos 10.43).
Esse desejo de possuir, impor e dominar é fruto do pecado, e não há como ocultá-lo sob uma aura de santidade fingida. Nem a devoção aparente nem as palavras piedosas podem mascarar as intenções egoístas, o desejo de poder e a vontade pervertida; tudo isso é contrário ao Espírito de Cristo. "Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe" (Mateus 16.24).
Em seu breve tratado sobre a Liberdade Cristã, Martinho Lutero escreveu: "O cristão é livre de todas as coisas e não está sujeito a ninguém". Essa liberdade que Cristo dá é a liberdade do domínio do pecado, e não a permissão, muito menos o incentivo, para dar rédea livre à nossa pecaminosidade natural. É por isso que o reformador completa sua fórmula dizendo: "O cristão é o servo de todas as coisas e está subordinado a todos". Nenhum discípulo é maior que o seu Mestre, mas um verdadeiro discípulo esforça-se por ser em tudo como seu Mestre; e foi nosso Mestre e Senhor quem disse: "quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente" (Marcos 10.44-45).

Quam magnificata sunt opera tua, Domine!

LEITURAS DIÁRIAS

DOMINGO (21 out)
Salmo matutino: 67; 150
Salmo vespertino: 46; 93
Antigo Testamento: Miquéias 1.1-9
Epístola: 1 Coríntios 10.1-13
Evangelho: Mateus 16.13-20

SEGUNDA-FEIRA (22 out)
Salmo matutino: 57; 145
Salmo vespertino: 85; 47
Antigo Testamento: Miquéias 2.1-13
Epístola: Apocalipse 7.1-8
Evangelho: Lucas 9.51-62

TERÇA-FEIRA (23 out)
Salmo matutino: 54; 146
Salmo vespertino: 28; 99
Antigo Testamento: Miquéias 3.1-8
Epístola: Apoclipse 7.9-17
Evangelho: Lucas 10-1-16

QUARTA-FEIRA (24 out)
Salmo matutino: 65; 147.1-11
Salmo vespertino: 125; 91
Antigo Testamento: Miquéias 3.9 - 4.5
Epístola: Apocalipse 8.1-13
Evangelho: Lucas 10.17-24

QUINTA-FEIRA (25 out)
Salmo matutino: 143; 147.12-20
Salmo vespertino: 81; 116
Antigo Testamento: Miquéias 5.1-4, 10-15
Epístola: Apocalipse 9.1-12
Evangelho: Lucas 10.25-37

SEXTA-FEIRA (26 out)
Salmo matutino: 88; 148
Salmo vespertino: 6; 20
Antigo Testamento: Miquéias 6.1-8
Epístola: Apocalipse 9.13-21
Evangelho: Lucas 10.38-42

SÁBADO (27 out)
Salmo matutino: 122; 149
Salmo vespertino: 100; 63
Antigo Testamento: Miquéias 7.1-7
Epístola: Apocalipse 10.1-11
Evangelho: Lucas 11.1-13


Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @andres_rdr

(*) Rev. Andrés Omar Ayala

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr