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LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 20º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 20º DOMINGO APÓS PENTECOSTES, 7 DE OUTUBRO DE 2018, ANO B, COR LITÚRGICA: VERDE.

Antigo Testamento: Jó 1.1; 2.1-10

Salmo 26; ou Gênesis 2.18-25; ou Salmo 128

Epístola: Hebreus 1.1-4; 2.5-12

Evangelho: Marcos 10.2-16


"JÁ NÃO SÃO DOIS, MAS UM SÓ" (*)

"Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra." Milhões de cristãos recitam essa confissão de fé com seus lábios, mas na prática eles não acreditam que Deus criou, muito menos que ele é soberano sobre sua criação. O casamento e a família humana não escapam ao questionamento blasfemo sobre a ordem da criação divina. Não é a cultura, nem o Estado, nem um suposto progresso, que marca o padrão sobre a natureza do casamento e da família, mas Deus, o criador e soberano. "Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: “Deus os fez homem e mulher"."(Marcos 10.6).
Martinho Lutero escreveu: "A doutrina é o céu, a vida é a terra". Na vida nós devemos ser compassivos, tolerantes e amorosos, mas não devemos ceder nem a mínima vírgula da doutrina. Isso é o que os fariseus não entenderam, e o que muitos que atualmente querem ser chamados cristãos sem sê-lo não entendem. "Os fariseus disseram: — Moisés permitiu ao homem dar à sua esposa um documento de divórcio e mandá-la embora. Então Jesus disse: — Moisés escreveu esse mandamento para vocês por causa da dureza do coração de vocês." (Marcos 10.4-5). Nosso chamado não é acomodar a Palavra de Deus para adaptá-la à sensibilidade da moda, mas para dar testemunho de sua verdade eterna.
As Escrituras, muitas vezes, usam a imagem do casamento para ilustrar o relacionamento de Deus com seu povo. Mesmo se errarmos em nossas vidas, devemos pelo menos crer, ensinar e confessar que a Palavra de Deus é verdadeira. O ataque violento e incessante contra o casamento e a família não é uma questão moral, cultural ou política, mas um ataque frontal à relação que Deus tem com a humanidade e, particularmente, com a sua Igreja. "Como dizem as Escrituras Sagradas: “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua esposa, e os dois se tornam uma só pessoa.” Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito de Cristo e da Igreja. Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido." (Efésios 5.31-33).

Beati omnes qui timent Dominum, qui ambulant in viis ejus.

LEITURAS DIÁRIAS

DOMINGO (7 out)
Salmo matutino: 103; 150
Salmo vespertino: 117; 139
Antigo Testamento: Oséias 5.8 - 6.6
Epístola: 1 Coríntios 2.6-16
Evangelho: Mateus 14.1-12

SEGUNDA-FEIRA (8 out)
Salmo matutino: 5; 145
Salmo vespertino: 82; 29
Antigo Testamento: Oséias 6.7 - 7.7
Epístola: Atos 22.30 - 23.11
Evangelho: Lucas 6.39-49

TERÇA-FEIRA (9 out)
Salmo matutino: 42; 146
Salmo vespertino: 102; 133
Antigo Testamento: Oséias 7.8-16
Epístola: Atos 23.12-24
Evangelho: Lucas 7.1-17

QUARTA-FEIRA (10 out)
Salmo matutino: 89.1-18; 147.1-11
Salmo vespertino: 1; 33
Antigo Testamento: Oséias 8.1-14
Epístola: Atos 23.23-35
Evangelho: Lucas 7.18-35

QUINTA-FEIRA (11 out)
Salmo matutino: 97; 147,12-20
Salmo vespertino: 16; 62
Antigo Testamento: Oséias 9.1-9
Epístola: Atos 24.1-23
Evangelho: Lucas 7.36-50

SEXTA-FEIRA (12 out)
Salmo matutino: 51; 148
Salmo vespertino: 138; 98
Antigo Testamento: Oséias 9.10-17
Epístola: Atos 24.24 - 25.12
Evangelho: Lucas 8.1-15

SÁBADO (13 out)
Salmo matutino: 104; 149
Salmo vespertino: 138; 98
Antigo Testamento: Oséias 10.1-15
Epístola: Atos 25.13-27
Evangelho: Lucas 8.16-25

Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @andres_rdr

Imagem: "Criação de Eva" - Crônicas de Nuremberg

(*) Rev. Andrés Omar Ayala

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A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr