quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA 2° DOMINGO APÓS EPIFANIA

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA 2° DOMINGO APÓS EPIFANIA, 14 DE JANEIRO DE 2018, ANO B, COR LITÚRGICA: VERDE

Antigo Testamento: 1 Samuel 3.1-10 [11-20]
Salmo 139.1-10
Epístola: 1 Coríntios 6.12-20
Evangelho: João 1.43-51


"ACHAMOS AQUELE A RESPEITO DE QUEM MOISÉS ESCREVEU NO LIVRO DA LEI E OS PROFETAS TAMBÉM" (*)

Na passagem anterior (João 1.35-42) vemos o Batista dando um testemunho veemente sobre Jesus. Após a proclamação de João, André e outro companheiro seguem Jesus e, mais tarde, o próprio André chama seu irmão Simão. No Evangelho de hoje, outros dois discípulos se aproximam de Jesus, Felipe e Natanael. Uma coisa é notável, seguir Jesus não se baseia em eventos ou ações deslumbrantes, mas em compartilhar suas boas notícias com as pessoas que nos rodeiam.
"Achamos aquele a respeito de quem Moisés escreveu no Livro da Lei e sobre quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré." Quando Felipe fala com ele sobre Jesus, Natanael duvida. E como não duvidar? Era possível que pudesse "sair alguma coisa boa de Nazaré"? Sendo honestos, o mesmo acontece com a gente. Dizemos que acreditamos no Messias, mas tendemos a desprezar o testemunho de nossos irmãos e irmãs.
Jesus Cristo continua a nos chamar através de suas testemunhas para que nós também possamos comunicar aos outros as boas novas de graça, amor e reconciliação. Nada de sobre-humano é exigido de nós, pelo contrário, Jesus nos chama a sermos muito humanos. Compartilhar o evangelho é mais, muito mais, do que proclamar histórias sobre Jesus, é compartilhar sua pessoa, sua vida, seu testemunho. O amor incompreensível de Deus nos transforma e nos impulsiona para sair ao mundo e convidar todos dizendo: "Venha ver!"

"Dixit eis Iesus venite post me et faciam vos fieri piscatores hominum"

(*) Rev. Andrés Omar Ayala
Twitter: @andres_rdr

Nenhum comentário:

Postar um comentário