quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA 1° DOMINGO APÓS EPIFANIA

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA 1° DOMINGO APÓS EPIFANIA, 7 DE JANEIRO DE 2018, ANO B, COR LITÚRGICA: BRANCO
O BATISMO DO SENHOR

Antigo Testamento: Gênesis 1.1-5
Salmo 29
Epístola: Romanos 6.1-11
Evangelho: Marcos 1.4-11


"TU ÉS O MEU FILHO QUERIDO E ME DÁS MUITA ALEGRIA" (*)

"Muitos moradores da região da Judeia e da cidade de Jerusalém iam ouvir João. Eles confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão." Enquanto João pregava o julgamento de Deus, chamava ao arrependimento e batizava, muitos vieram até ele no rio Jordão. Jesus também estava entre a multidão. Hoje também nós estamos entre a multidão, ouvindo a voz de João que continua a gritar: "Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês", e sabemos que Jesus está ao nosso lado.
O Evangelho de hoje nos remete para o segundo grande mistério da Epifania, isto é, o Batismo de Jesus, um evento de importância capital na vida do Senhor e também da nossa Redenção. Jesus se torna um de nós e vai para o Jordão junto conosco. É a ocasião propícia para lembrar nosso próprio batismo e seu significado.
Em Jesus, é-nos dado ver o rosto íntimo do Pai; não um Deus distante e alheio, mas um pai amável e amoroso. Em Jesus, Deus assume nossa vida para nos dar a dEle. Jesus está imerso em nossa humanidade, e por ele, Deus nos imerge em sua plena divindade. Hoje, também nós ouvimos a voz do céu que nos diz pessoalmente: "Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria."

"Quicumque enim in Christo baptizati estis Christum induistis"

(*) Rev. Andrés Omar Ayala
Twitter: @andres_rdr

Nenhum comentário:

Postar um comentário