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Leituras para o 14º Domingo Pós-Pentecostes 2022 (Ano C)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 14º DOMINGO PÓS-PENTECOSTES 2022 (24ºDTC), ANO C - 11 de setembro DE 2022. COR LITÚRGICA: VERDE



Antigo Testamento: Jeremias 4.11-12,22-28

Salmo 14 ou Êxodo 32.7-14 ou Salmo 51.1-10

Epístola: 1Timóteo 1.12-17

Evangelho: Lucas 15.1-10

"ESTA É UMA PALAVRA FIEL E DIGNA DE TODA ACEITAÇÃO: QUE CRISTO JESUS VEIO AO MUNDO, PARA SALVAR OS PECADORES, DOS QUAIS EU SOU O PRINCIPAL." (1Timóteo 1.15)

(*)carta de Paulo ao seu grande amigo e irmão Timóteo mostra orientações importantes para esse missionário e também para a sua comunidade. O apóstolo começa dizendo do grande reconhecimento da sua natureza pecaminosa e de como foi importante que Jesus Cristo o tenha resgatado para o seu ministério. Ele se diz o pior dos pecadores, tamanho é o seu confronto consigo mesmo e com as suas atitudes nefastas contra Deus e contra a comunidade cristã. Deus, segundo ele, fora paciente, usando sua conversão como exemplo. Paulo coloca todo o mérito de sua salvação, de seu resgate, de sua conversão no próprio Deus, na natureza de Jesus Cristo, que vem ao mundo para salvar pecadores (v.15), e termina com uma fórmula de louvor a Deus que figura entre as mais famosas da liturgia cristã: "Ao Rei Eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém" (v.17).

Somando-se ao pensamento de resgate trazido por Paulo, Lucas nos aponta uma palavra de Jesus que relembra todo o esforço de Deus para reconciliar o pecador com seu criador. Tudo isso porque Jesus era alguém que dividia sua vida com as pessoas mais acuadas de serem "pecadoras" pelos fariseus e mestres da lei. Aqueles que eram considerados como "donos" da vida religiosa, não somente das suas próprias, mas também dos outros. Aqueles que queriam determinar quem iria para o céu ou para o inferno. Por isso mesmo, eram aqueles que, em vez de levar amor, paz, orientação, acolhimento e misericórdia, somente levavam peso, culpa, medo e sentimento de morte e luto nas pessoas. Era justamente isso que Jesus queria mudar. Era uma outra visão do Pai Todo-Amor que Jesus trazia. Em Jesus as pessoas eram convidadas a conhecer Deus não somente pelas leis que lhe pesavam na alma e lhes traziam um sentimento de afastamento inconcíliável de Deus, mas tinham próximos de si aquele que lhes apresentava um resgate da vida, uma salvação do pecado e uma libertação nunca antes vivida. Jesus era aquele que faria de tudo para trazer você de novo para o redil, para o meio do rebanho, dando de novo a segurança, a paz e a misericórdia. Jesus era aquele que apresentava para as pessoas um local onde a ovelha vivia em segurança com seu pastor, não em um local onde era somente mantida para ser pronta para o abate.

As figuras apresentadas em Timóteo e em Lucas nos dão uma grande dica de (i) quem são os pecadores; (ii) como é a ação de Deus; e (iii) como é o exemplo de Jesus. Perceba como Paulo era um grande exemplo de vida e de ação no meio dos religiosos. Ele tinha o que, hoje, chamamos de "a máquina na mão". Era considerado bem-sucedido por políticos, militares e religiosos. Entretanto, no fim, após sua legítima conversão a Jesus, envergonhou-se de estar do lado errado e perseguir aqueles que modificaram sua vida religiosa, abandonando o rigor de um seguimento à lei, para a observação do amor propagado por Cristo. Pecadores, portanto, são aqueles que não entendem o amor de Jesus. Deus, então, vem em resgate daqueles que se arrependem dessa forma de seguir a vida: não somente sem entender o caminho do amor, mas oprimindo aqueles que proclamam esse amor. O pecador envergonhado, após compreender a mensagem de Jesus, muda seu caminho e se aproxima de Deus. A ação de Deus, portanto, é de restauração. Jesus, então, nos mostra o que fazer como missionários e como aqueles que convivem entre pecadores: não é com atos de condenação, mas de aproximação, de resgate, de acolhida e de demonstração de amor. Paulo, que tinha a máquina de opressão na mão, arrependeu-se dessa atitude. Nós, então, buscando compreender essa atitude evidentemente errada, e levados pela carta a Timóteo e pela parábola da ovelha perdida, devemos resgatar pecadores com nosso amor, não com o peso da lei e da "máquina" opressora. Jesus, portanto, nos aponta o caminho do amor, da acolhida e do resgate para uma vida de amor a Deus e ao próximo.

Soli Deo Honor et Gloria in Saecula Saeculorum!
(Somente a Deus Honra e Gloria pelo Século dos Séculos


LEITURAS DEVOCIONAIS
DOMINGO (11set)
Salmo matutino: 19; 150
Salmo vespertino: 81; 113
Antigo Testamento: Jó 38.1,18-41
Epístola: Apocalipse 18.1-8
Evangelho: Mateus 5.21-26

SEGUNDA-FEIRA (12set
)
Salmo matutino: 135; 145
Salmo vespertino: 97; 112
Antigo Testamento: Jó 40.1-24
Epístola: Atos 15.36 - 16.5
Evangelho: João 11.55 - 12.8

TERÇA-FEIRA (13set)
Salmo matutino: 123; 146
Salmo vespertino: 30; 86
Antigo Testamento: Jó 40.1;41.1-11
Epístola: Atos 16.6-15
Evangelho: João 12.9-19

QUARTA-FEIRA (14set)
Salmo matutino: 15; 147.1-11
Salmo Vespertino: 48; 4
Antigo Testamento: Jó 42.1-17
Epístola: Atos 16.16-24
Evangelho: João 12.20-26

QUINTA-FEIRA (15set)
Salmo matutino: 36; 147.12-20
Salmo vespertino: 80; 27
Antigo Testamento: Jó 28.1-28
Epístola: Atos 16.25-40
Evangelho: João 12.27-36a

SEXTA-FEIRA (16set)
Salmo matutino: 130; 148
Salmo vespertino: 32; 139
Antigo Testamento: Ester 1.1-4,10-19
Epístola: Atos 17.1-15
Evangelho: 
João 12.36b-43

SÁBADO (17set)
Salmo matutino: 56; 149
Salmo vespertino: 118; 111
Antigo Testamento: Ester 2.5-8,15-23
Epístola: Atos 17.16-34
Evangelho: João 12.44-50


Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @revsandroxavier.

Imagem: Encontrada na página O alto Uruguai, na internet. Não havia indicação da autoria.

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A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr