Pular para o conteúdo principal

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 16º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 16º DOMINGO APÓS PENTECOSTES, 9 DE SETEMBRO DE 2018, ANO B, COR LITÚRGICA: VERDE.

Antigo Testamento: Provérbios 22.1-2, 8-9, 22-23

Salmo 125; ou Isaias 35.4-7a; ou Salmo 146

Epístola: Tiago 2.1-10, (11-13), 14-17

Evangelho: Marcos 7.24-37


"EFATÁ" (*)

Mais uma vez encontramos Jesus no meio dos fariseus e mestres da Lei. Aquelas pessoas, religiosas e honradas, consideravam que sabiam tudo e não precisavam ouvir a palavra de Cristo. A cura do surdo e mudo, e o procedimento usado pelo Senhor, entre outras coisas, nos ensinam como para recuperar a audição e a fala para as coisas espirituais, devemos nos afastar da agitação das vozes confusas que nos cercam normalmente para que possamos apenas ouvir Jesus.
Foi no Batismo que a cada um de nós foi dito "Efatá", abrindo Deus os nossos sentidos para ouvir a sua Palavra e perseverar nela. Não em imaginações ou especulações, mas na certeza da obra feita por Jesus Cristo, nosso Senhor, Mestre e Salvador: "Agora, irmãos, quero que lembrem do evangelho que eu anunciei a vocês, o qual vocês aceitaram e no qual continuam firmes. A mensagem que anunciei a vocês é o evangelho, por meio do qual vocês são salvos, se continuarem firmes nele. A não ser que não tenha adiantado nada vocês crerem nele. Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como está escrito nas Escrituras." (1 Coríntios 15.1-4)
Jesus Cristo é o mesmo "ontem, hoje e para sempre". Ele continua a "fazer tudo certo" restaurando aos surdos o ouvido e aos mudos a palavra.  “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos  e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.” (Lucas 14.18-19)

Lauda, anima mea, Dominum.

LEITURAS DIÁRIAS

DOMINGO (9 set)
Salmo matutino: 103; 150
Salmo vespertino: 117; 139
Antigo Testamento: Jó 25.1-6; 27.1-6
Epístola: Apocalipse 14.1-7, 13
Evangelho: Mateus 5.13-20

SEGUNDA-FEIRA (10 set)
Salmo matutino: 5; 145
Salmo vespertino: 82; 29
Antigo Testamento: Jó 32.1-10, 19 - 33.1, 19-28
Epístola: Atos 13.44-52
Evangelho: João 10.19-30

TERÇA-FEIRA (11 set)
Salmo matutino: 42; 146
Salmo vespertino: 102; 133
Antigo Testamento: Jó 29.1-20
Epístola: Atos 14.1-18
Evangelho: João 10.31-42

QUARTA-FEIRA (12 set)
Salmo matutino: 89.1-18; 147.1-11
Salmo vespertino: 1; 33
Antigo Testamento: Jó 29.1; 30.1-2, 16-31
Epístola: Atos 14.19-28
Evangelho: João 11.1-16

QUINTA-FEIRA (13 set)
Salmo matutino: 97; 147,12-20
Salmo vespertino: 16; 62
Antigo Testamento: Jó 29.1; 31.1-23
Epístola: Atos 15.1-11
Evangelho: João 11.17-29

SEXTA-FEIRA (14 set)
Salmo matutino: 51; 148
Salmo vespertino: 142; 65
Antigo Testamento: Jó 29.1; 31.24-40
Epístola: Atos 15.12-21
Evangelho: João 11.30-44

SÁBADO (15 set)
Salmo matutino: 104; 149
Salmo vespertino: 138; 98
Antigo Testamento: Jó 38.1-17
Epístola: Atos 15.22-35
Evangelho: João 11.45-54

Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @andres_rdr

(*) Rev. Andrés Omar Ayala

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona...

4º Domingo do Advento 2024

O quarto domingo do Advento em 2024 será no 22 de dezembro . As leituras recomendadas para culto público e devoções familiares são: Salmo 145.8-13 Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino e relatarão o teu poder, para que façam saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações. Epístola 1 Coríntios 4.1-3 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel. Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Evangelho Lucas 3.1-6 E, no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos gove...
A TOGA ECLESIÁSTICA Rev. Andrés Ayala*  “Que os teus sacerdotes façam sempre o que é certo! Que os teus servos fiéis gritem de alegria!” (Salmos 132.9) A toga é uma veste associada à função de ensino e de jurisprudência em questões espirituais, atribuídas ao pastor. A toga eclesiástica é de uso antigo da igreja e muito utilizada na tradição reformada. Sempre na cor preta, com distintivos conforme o grau acadêmico de quem usa, a toga é constantemente associada ao uso docente, com tipete e capelo. Na liturgia, ela também é designada como veste específica para o pregador. A toga eclesiástica também é utilizada para ocasiões acadêmicas como colação de grau em teologia, ou quando o pastor oficia um culto de colação de grau para qualquer outro curso. A toga não é uma veste sacerdotal. No entendimento da Reforma, sacerdotes somos todos os cristãos pelo batismo. É por isso que,desde o início, os ministros evangélicos deixaram o uso das vestes sacerdotais: talar, estola...