Pular para o conteúdo principal

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O DOMINGO DE RAMOS OU DA PAIXÃO

LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O DOMINGO DE RAMOS OU DA PAIXÃO, 25 DE MARÇO DE 2018, ANO B, COR LITÚRGICA: ROXO

Antigo Testamento: Zacarias 9.9-12

Salmo 118.[1-2], 19-29 ou 31.9-16

Epístola: Filipenses 2.5-11

Evangelho: Marcos 11.1-11, ou João 12.12-16, ou Marcos 14.1 - 15.47, ou Marcos 15.1-39, [40-47]


"VEJA! AÍ VEM O SEU REI, MONTADO NUM JUMENTINHO!" (*)

Todos os anos, na comemoração do "Domingo de Ramos", ao longo da cristandade, são feitas reflexões sobre a humildade de Jesus e como, sendo o Filho de Deus, entrou em Jerusalém montando um jumentinho, animal de carga, a montaria dos pobres ... Essas imagens de inocência quase infantil, e devota ingenuidade, tocam nossa sensibilidade. O coração bate com ternura contemplando a bela cena de Jesus cercado por uma multidão alegre, palmas ondulantes, gritando com alegria "Hosana ao Filho de Davi! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Hosana a Deus nas alturas do céu!" (Mateus 21.9)
Não há dúvida de que essa idéia de mansa humildade inspirou obras de arte, reflexões e canções por dois milênios, mas Jesus realmente quis ensinar uma lição de "humildade"? Séculos de pueril beatice têm deformado o entendimento completo das ações do Mestre.
Primeiro, como Mateus deixa claro, Jesus não estava fazendo um ato de modéstia, mas cumprindo as palavras do profeta Zacarias: "Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta." (Mateus 21.5, Zacarias 9.9) Ao entrar em Jerusalém montando um jumentinho, Jesus estava dizendo explicitamente que era ele o "Rei, justo e vitorioso, mas humilde" que cumpria a promessa.
Segundo, desde tempos imemoriais, o cavalo era o símbolo do poder militar e da autoridade dos reis. No entanto, a tradição de Israel proibiu a entrada na cidadela de David a cavalo, a cidade da paz não devia ser contaminada por um símbolo de guerra. Para ser coroado, o rei chegava ao átrio do templo despojado de todo poder. O desejado e esperado Rei, o Ungido do Senhor, de acordo com a mesma profecia de Zacarias, acabaria "com os carros de guerra de Israel e com a cavalaria de Jerusalém." Ele tambén faria com que "as nações vivam em paz [...] até os fins da terra." (Zacarias 9.10)
Em terceiro lugar, e não por último, o jumento tinha na religião de Israel um caráter simbólico particular, apenas o primogênito do jumento e do homem tinham que ser redimidos (Êxodo 13.11-13). Ou seja, ao montar sobre um jumentinho, Jesus estava apontando que ele era o desejado Redentor, o Libertador de Israel.
Não, Jesus não executou um ato de modéstia ao entrar montado num jumentinho em Jerusalém, mas, abertamente, estava mostrando que nele se cumpriam todas as promessas de Deus (Zacarias 9: 9-10; 2 Coríntios 1: 19-20); que o Príncipe da Paz vinha para ser coroado Rei do reino dos céus (Isaías 9.6-7, 2.1-4, Lucas 4.18-19, Apocalipse 11.15); e que o Redentor chegava para consumar sua obra (Mateus 21.1-9, Gálatas 4, João 19.30).
Jesus já consumou a sua obra. O reino eterno, a Igreja, já foi estabelecido, o Rei está reinando e redimiu um povo zeloso de boas obras que manifesta a luz divina neste mundo de trevas. Jesus é o Príncipe da Paz, que montou o jumentinho para se dirigir à sua coroação como Rei do reino dos céus, humilde, por saber que ele fez, em tudo, a vontade do Pai. Jesus Cristo reina!

Benedictus qui venturus est in nomine Domini benediximus vobis de domo Domini!

LEITURAS DEVOCIONAIS
DOMINGO (25 mar)
Salmo matutino: 84; 150
Salmo vespertino: 42; 32
Antigo Testamento: Zacarias 9.9-12
Epístola: 1 Timóteo 6.12-16, ou Zacarias 12.9-11; 13.1, 7-9
Evangelho: Lucas 19.41-48

SEGUNDA-FEIRA (26 mar)
Salmo matutino: 119.73-80; 145
Salmo vespertino: 121; 6
Antigo Testamento: Lamentações 1.1-2, 6-12
Epístola: 2 Coríntios 1.1-7
Evangelho: Marcos 11.12-25

TERÇA-FEIRA (27 mar)
Salmo matutino: 34; 146
Salmo vespertino: 25; 91
Antigo Testamento: Lamentações 1.17-22
Epístola: 2 Coríntios 1.8-22
Evangelho: Marcos 11.27-33

QUARTA-FEIRA (28 mar)
Salmo matutino: 5; 147.1-11
Salmo vespertino: 27; 51
Antigo Testamento: Lamentações 2.1-9
Epístola: 2 Coríntios 1.23 - 2.11
Evangelho: Marcos 12.1-11

QUINTA-FEIRA SANTA (29 mar)
Salmo matutino: 27; 147.12-20
Salmo vespertino: 126; 102
Antigo Testamento: Lamentações 2.10-18
Epístola: 1 Coríntios 10.14-17; 11.27-32
Evangelho: Marcos 14.12-25

SEXTA-FEIRA SANTA (30 mar)
Salmo matutino: 22; 148
Salmo vespertino: 105; 130
Antigo Testamento: Lamentações 3.1-9, 19-33
Epístola: 1 Pedro 1.10-20
Evangelho: João 13.36-38, ou João 19.38-42

SÁBADO DE ALELÚIA (31 mar)
Salmo matutino: 43; 149
Salmo vespertino: 31; 143
Antigo Testamento: Lamentações 3.37-58
Epístola: Hebreus 4.1-16 ou Romanos 8.1-11

Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @andres_rdr

(*) Rev. Andrés Omar Ayala

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona

Leituras para o Domingo de Cristo, Rei do Universo (Ano A)

  LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO  PARA O DOMINGO DE CRISTO, REI DO UNIVERSO, ANO A - 26 DE NOVEMBRO DE 2023.  COR LITÚRGICA: BRANCA Antigo Testamento: Ezequiel 34.11-16,20-24 Salmo  100 ou Salmo 95.1-7a ou Ezequiel 34.11-16,20-24 Epístola:  Efésios 1.15-23 Evangelho:  Mateus 25.31-46 " E, RESPONDENDO O REI, LHES DIRÁ: EM VERDADE VOS DIGO QUE, QUANDO O FIESTES A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTES."  (Mateus 25.40) LEITURAS DEVOCIONAIS DOMINGO (26nov) Salmo matutino:  108; 150 Salmo vespertino:  66; 23 Antigo Testamento:  Isaías 19.19-25 Epístola:  Romanos 15.5-13 Evangelho:  Lucas 19.11-27 SEGUNDA-FEIRA (27nov ) Salmo matutino:  62; 145 Salmo vespertino:  73; 9 Antigo Testamento:  Joel 3.1-2,9-17 Epístola:  1Pedro 1.1-12 Evangelho:  Mateus 19.1-12 TERÇA-FEIRA (28nov ) Salmo matutino:  12; 146 Salmo vespertino: 36; 7 Antigo Testamento:  Naum 1.1-13 Epístola:  1Pedro 1.13-25 Evangelho:  Mateus 19.13-22 QUARTA-FEIRA (29nov) Salmo matutino:  96 ; 147.1-11 Salmo V
A   p e s c a   m a r a v i l h o s a Pesca milagrosa Sinto-me como Teófilo, o excelentíssimo. Assim chamado pelo evangelista Lucas, companheiro de longos caminhos ao lado do apóstolo Paulo, de quem ouviu sobre Jesus e foi designado que servisse a Teófilo fornecendo a ele uma “narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra” (Lucas 1.1b-2). Isso diante do rico privilégio de ser abençoado pelo Espírito Santo, que se utilizou dessa narrativa a que inspirou por meio desses privilegiados que vivenciaram cada um dos testemunhos ali narrados. É com essa sensação que observo, ao mergulhar no texto, o cenário desenvolvido pela narrativa. Segundo Lucas, Jesus havia debandado para os lados de Genesaré, após quase ser lançado do cimo do monte de Nazaré, sua cidade de origem. Jesus agora se encontra entre os pescadores, homens simples que, de forma árdua, tr