Pular para o conteúdo principal

A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem

Esboço do Sermão para o Domingo de Pentecostes de 2025

"Jesus respondeu:
— A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela. A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.
— Tenho dito isso enquanto estou com vocês. Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.
[...] o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, faço tudo o que ele manda." João 14:23-26, 31.



Vivemos em uma época que exalta o amor. Tudo é amor. Tudo é com amor. Tudo é por amor. Mas não é o amor do qual Jesus falou, testemunhou e demonstrou. O "amor mundano e superficial" é um tipo de amor (se podemos chamá-lo assim) egoísta, efêmero e sem compromisso. Caracteriza-se pela busca de prazeres carnais, materialismo e vanglória.

O amor nos leva a nos identificar com Deus, porque por meio do amor crescemos até a "estatura de Cristo", onde desfrutamos de plena comunhão com Deus, que é o amor divino. Mas não é qualquer amor que nos une a Deus; a obediência à Sua Palavra é a prova infalível do amor a Cristo. "Se alguém me ama, guardará a minha palavra." Como disse Dietrich Bonhoefer, de forma muito concisa e prática: "Cristo falou; dele é a palavra, nossa é a obediência."

O amor divino, que nada mais é do que a obediência à Sua Palavra, não pode ser iniciado, aumentado ou mantido por nós mesmos, mas é uma obra do Espírito Santo, do começo ao fim. Sua presença em nós nos convence da onipresença de Cristo, de modo que não há mais espaço em nossos corações para nenhum outro Senhor além de Cristo. Como Jesus, nosso testemunho deve ser: "Mas, para que o mundo saiba que eu amo o Pai, faço tudo como o Pai me ordenou".

O Espírito Santo nos capacita a enfrentar os desafios da vida de fé com coragem, com a certeza de que não estamos sozinhos nem desamparados. Ao vivermos em obediência à Palavra de Deus, expressamos a verdade e experimentamos a ação do Espírito Santo por nós e em nós. A alegria que sentimos quando, através da consciência crescente do Espírito Santo em nossas mentes e corações, nos recebemo um antegozo da alegria eterna que nos aguarda na plena presença de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona...
A TOGA ECLESIÁSTICA Rev. Andrés Ayala*  “Que os teus sacerdotes façam sempre o que é certo! Que os teus servos fiéis gritem de alegria!” (Salmos 132.9) A toga é uma veste associada à função de ensino e de jurisprudência em questões espirituais, atribuídas ao pastor. A toga eclesiástica é de uso antigo da igreja e muito utilizada na tradição reformada. Sempre na cor preta, com distintivos conforme o grau acadêmico de quem usa, a toga é constantemente associada ao uso docente, com tipete e capelo. Na liturgia, ela também é designada como veste específica para o pregador. A toga eclesiástica também é utilizada para ocasiões acadêmicas como colação de grau em teologia, ou quando o pastor oficia um culto de colação de grau para qualquer outro curso. A toga não é uma veste sacerdotal. No entendimento da Reforma, sacerdotes somos todos os cristãos pelo batismo. É por isso que,desde o início, os ministros evangélicos deixaram o uso das vestes sacerdotais: talar, estola...

Natal com a Família 2025 - Roteiro

  NATAL COM A FAMÍLIA 2025 Segue a proposta de roteiro para reunião das famílias por ocasião do Natal. Pode ser feita na véspera ou mesmo no almoço do dia de Natal, tão tradicional entre nossas famílias brasileiras. A sugestão leva em conta que a família pode estar recebendo parentes ou amigos que não têm vivência em igrejas. Por isso, as canções são mais populares, a fim de favorecer a participação de todos. De qualquer forma, a família pode substituir por músicas de sua preferência nos momentos de canto. Desejamos um feliz Natal pra todas as famílias e que os encontros de vocês seja abençoado! Você pode baixar o arquivo pelo link abaixo ou acessar a imagem em seguida: Natal com a Família 2025