Pular para o conteúdo principal

Pastoral: O Dia das Mães: viva o presente (Rev. Eduardo Dutra Machado/RJ)

PASTORAL:
O Dia das Mães: viva o presente


Deus é atual - Deus é presente - Deus está presente – A verdade se encontra no claro do sol a pino do dia, quando não há sombra – O caminho que se faz caminhando – o Verbo, a ação.

O passado foi um presente que Ele te deu. O futuro é dEle, é um presente que Ele pode te dar, só Ele pode te dar. Como podemos usufruir da sua presença? Vivendo na sua presença. Vivendo o presente, porque é necessário amar como se não tivéssemos futuro.

O sistema que domina o mundo nos quer olhando para o futuro, tristes pelo passado e esquecendo o presente. O mal sempre nos quer desconectar do presente que Deus nos dá. A alegria de segurar pela primeira vez o/a nosso/a filho/a, o almoço em família e a conversa que acontece nesta roda. O DIA DAS MÃES, o momento profundo da “experiência com o Divino”, que chamamos de conversão; a cura; a música, que é, muitas vezes, cura; o beijo, eu digo: “o beijo!”; a flor no fuzil; o louvor retumbante; a ópera; o filme; a caminhada na areia; a visão da serra; o café.

O amor é presente. Seja o presente que nos foi dado no passado, seja o presente que estamos vivendo, mas é sempre um presente. Quando estamos olhando para o futuro e para o passado, desconectados do presente, pecamos (pecado é quando arqueiro erra a mosca). Então, faz-se necessário voltar-se para o presente de Deus.

Recentemente, ouvi uma história verídica de um homem que completou 40 anos de idade e voltou para o Brasil dizendo: “Agora eu não vou trabalhar mais. Vou viver a vida, depois de trabalhar tanto no exterior”. Comprou duas casas boas, mas passou mal e foi ao médico, que perguntou se ele havia morado noutro país. Ele respondeu que sim. O médico lhe disse que seu corpo sofrera muito por conta do frio e que não estava se adaptando ao calor tropical, e que era para ele descansar. Ele foi para a casa, deitou-se e faleceu.

Essa história, verídica, lembrou-me uma parábola contada por Jesus Cristo. Um moço, vendo que iria produzir muito, ampliou seus reservatórios ao máximo e disse para si mesmo: “Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”  (Lucas 12.19-20)


Rev. Eduardo Dutra Machado
Pastor da IPU da Penha/RJ
Colaborador do Calendário Litúrgico Reformado


(*) Imagem: encontrada na internet, sem indicação da autoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O calendário litúrgico* Tempos e cores litúrgicas** Rev. Sandro Xavier*** A o longo do tempo, a igreja foi organizando sua forma de seguir o dia litúrgico de maneira que se observe o caminho da história da salvação, o que também guia os cristãos em suas celebrações. O calendário litúrgico adotado pela Família Reformada em todo o mundo pode encontrar algumas variações, mas se apresenta de forma consistente. Ele se divide em três ciclos para os domingos, dedicados às leituras principais dos evangelistas: Ano A (ano de Mateus), Ano B (ano de Marcos), Ano C (ano de Lucas). As leituras de João não ficam de fora, apesar de termos somente três ciclos. Elas são feitas todos os anos, mas concentradas perto do Natal, da Quaresma e da Páscoa. Além disso, também complementam o Ano B, de Marcos, devido a este Evangelho ser mais curto do que os outros. As leituras dominicais têm uma especificidade litúrgica e levam os fiéis a viverem o ano cristão, o ano da igreja, com o direciona...
A TOGA ECLESIÁSTICA Rev. Andrés Ayala*  “Que os teus sacerdotes façam sempre o que é certo! Que os teus servos fiéis gritem de alegria!” (Salmos 132.9) A toga é uma veste associada à função de ensino e de jurisprudência em questões espirituais, atribuídas ao pastor. A toga eclesiástica é de uso antigo da igreja e muito utilizada na tradição reformada. Sempre na cor preta, com distintivos conforme o grau acadêmico de quem usa, a toga é constantemente associada ao uso docente, com tipete e capelo. Na liturgia, ela também é designada como veste específica para o pregador. A toga eclesiástica também é utilizada para ocasiões acadêmicas como colação de grau em teologia, ou quando o pastor oficia um culto de colação de grau para qualquer outro curso. A toga não é uma veste sacerdotal. No entendimento da Reforma, sacerdotes somos todos os cristãos pelo batismo. É por isso que,desde o início, os ministros evangélicos deixaram o uso das vestes sacerdotais: talar, estola...

Natal com a Família 2025 - Roteiro

  NATAL COM A FAMÍLIA 2025 Segue a proposta de roteiro para reunião das famílias por ocasião do Natal. Pode ser feita na véspera ou mesmo no almoço do dia de Natal, tão tradicional entre nossas famílias brasileiras. A sugestão leva em conta que a família pode estar recebendo parentes ou amigos que não têm vivência em igrejas. Por isso, as canções são mais populares, a fim de favorecer a participação de todos. De qualquer forma, a família pode substituir por músicas de sua preferência nos momentos de canto. Desejamos um feliz Natal pra todas as famílias e que os encontros de vocês seja abençoado! Você pode baixar o arquivo pelo link abaixo ou acessar a imagem em seguida: Natal com a Família 2025