Colarinho Clerical (clergyman)
O pastor anglicano Miguel Neto fala, com uma forma criativa, utilizando linguagem popular, sobre a utilização do colarinho clerical, que chamamos de clergyman.
Notem, no seu discurso, o estranhamento que as pessoas sentem ao ver um pastor de clergyman e o pensamento comum de que se trata de vestimenta exclusiva para padres romanos.
O mais notável é que o colarinho clerical foi elaborado por um pastor presbiteriano da Escócia. A gola determinada para uso de padres romanos é diferente. Entretanto, eles fizeram uso do clergyman e, hoje, a maioria das pessoas pensa que é propriedade exclusiva e criação deles.
O mais complicado nessa história é que o mundo presbiteriano ainda tem que estabelecer uma luta para usar algo que é da sua tradição. Pastores têm vergonha ou medo de usá-lo, muitas vezes, por ter que agradar aos seus eclesianos ou mesmo ao Conselho de Presbíteros. O que é um contrassenso, posto que ele deveria ser o baluarte para a orientação nesse sentido.
Por mim, nós, pastores presbiterianos, deveríamos fazer uso do colarinho clerical em todos, sim, TODOS, os momentos da nossa vida comum. É um sinal de que você está a serviço não só do nosso Senhor Jesus Cristo, mas de toda a comunidade cristã, e não somente nas celebrações da igreja, mas em toda a vida.
Acompanhe o breve, mas significativo, vídeo abaixo.
Rev. Sandro Xavier
Gostei muito
ResponderExcluirGostei muito
ResponderExcluir