LEITURAS DO LECIONÁRIO REFORMADO PARA O 3º DOMINGO DA QUARESMA, 4 DE MARÇO DE 2018, ANO B, COR LITÚRGICA: ROXA.
Antigo Testamento: Êxodo 20.1-17
Salmo 19
Epístola: 1Coríntios 1.18-25
Evangelho: João 2.13-22
"SEUS DISCÍPULOS SE LEMBRARAM DO QUE DIZ A ESCRITURA: 'O ZELO(*) PELA TUA CASA ME CONSOME'." (João 2.17)
(*) É compreensão nossa de que o amor é o centro da mensagem e da ação de Jesus. Seu ensinamento essencialmente pela não violência é marcante e central. Além disso, sua preocupação em nos mostrar a importância de que a lei não seja maior que o próprio Deus ou o relacionamento e a compreensão para com o próximo é vital para a nossa construção do Reino do Todo-Amor. É inconcebível para nós imaginar Jesus Cristo, por isso mesmo, reagindo a alguma coisa com agressão ou com falta de compreensão. Pois então, chegamos a uma passagem em que encontramos o Mestre perdendo sua paciência numa situação bem específica. Note que ele não se rebelou agressivamente contra adúlteros, cobradores de impostos, leprosos, beberrões, acusadores e outros. Com esses, ele foi misericordioso, tentou compreender antes de condenar, aproximou-se (fez-se próximo) e, acima de tudo, amou. Com essa atitude, ele mostrou que, muitas vezes, aqueles a quem condenamos (ou somos ensinados a condenar) são sofredores espirituais, físicos ou sociais. Quanto mais longe ficamos, mais temos tendência a condenar. Por isso mesmo, Deus, em todo o seu amor, decidiu aproximar-se de nós, vindo em Jesus Cristo, viver conosco a nossa própria vida. Por isso, ofereceu o Consolador para nos fortalecer os dias. A reação, então, efusiva de Jesus tem motivo que é bem diferente: o zelo para com a casa de Deus, a exploração do ambiente de fé e a ambição que o amor ao dinheiro e ao lucro traz. Ele não se intimidou para mostrar que tratar as coisas de Deus com esses sentimentos vãos é prejudicial ao lugar sagrado de comunhão com o Pai de Amor. Trazendo para nossos dias, o que você acha que se está fazendo nos nossos templos que incitaria Jesus a preparar mais um chicote de cordas e expulsar todo mundo de lá? O que poderia ser caracterizado como ação que somente visa lucro, fama, sucesso, sem levar em conta a proximidade com o Criador e o ensinamento de sua vontade para conosco, especialmente, depois da missão de Jesus, amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo? Veja, portanto, a reação de "defesa" do local sagrado, orientando para as atitudes que se devem (ou podem) realizar no ambiente. Sempre, SEMPRE MESMO, a ação de Jesus e suas palavras devem nortear nossa vida cristã. Somente por ele compreendemos a vontade de Deus e o próprio Deus. Somente por ele trilhamos o caminho da construção do Reino de Deus.
Quod Templum Ruit
LEITURAS DEVOCIONAIS
DOMINGO (4mar)Salmo matutino: 93; 150
Salmo vespertino: 136; 117
Antigo Testamento: Êxodo 18.1-12
Epístola: 1João 2.7-17
Evangelho: Marcos 16.9-20
SEGUNDA-FEIRA (5mar)
Salmo matutino: 97; 145
Salmo vespertino: 124; 115
Antigo Testamento: Êxodo 18.13-27
Epístola: 1Pedro 5.1-14
Evangelho: Mateus (1.1-17) 3.1-6
TERÇA-FEIRA (6mar)
Salmo matutino: 98; 146
Salmo vespertino: 66; 116
Antigo Testamento: Êxodo 19.1-16
Epístola: Colossenses 1.1-14
Evangelho: Mateus 3.7-12
QUARTA-FEIRA (7mar)
Salmo matutino: 99; 147.1-11
Salmo vespertino: 9; 118
Antigo Testamento: Êxodo 19.16-25
Epístola: Colossenses 1.15-23
Evangelho: Mateus 3.13-17
Salmo matutino: 47; 147.12-20
Salmo vespertino: 68; 113
Antigo Testamento: Êxodo 20.1-21
Epístola: Colossenses 1.24 - 2.7
Evangelho: Mateus 4.1-11
Salmo matutino: 96; 148
Salmo vespertino: 49; 138
Antigo Testamento: Êxodo 24.1-18
Epístola: Colossenses 2.8-23
Evangelho: Mateus 4.12-17
SÁBADO (10mar)
Salmo matutino: 92; 149
Salmo vespertino: 23; 114
Antigo Testamento: Êxodo 25.1-22
Epístola: Colossenses 3.1-17
Evangelho: Mateus 4.18-25
Salmo matutino: 92; 149
Salmo vespertino: 23; 114
Antigo Testamento: Êxodo 25.1-22
Epístola: Colossenses 3.1-17
Evangelho: Mateus 4.18-25
Publicado toda quinta-feira (ou perto disso) por aqui e no Twitter @revsandroxavier.
Imagem: Jesus expulsando os vendilhões (ap. 1570), por El Greco, no National Gallery of Art, em Washington D.C.
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